Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13031
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.description.resumoRefletir sobre Avaliação no âmbito da Educação Escolar, nos leva pensar a sua função, o papel social do professor, a razão da existência da Escola. Traz a discussão sobre inclusão e exclusão, ,privilégios e direitos, direitos e obrigações, instrução e formação, que alunos queremos formar que escola estamos construindo para a nossa sociedade. Esse trabalho concentra-se na questão da avaliação escolar, tendo como público alvo os professores do Centro Educacional SESC LER Isaac Moreira Queiroga, das séries iniciais, com o objetivo de analisar o processo avaliativo desenvolvido pelos professores desta instituição, sobretudo alfabetização de Jovens e Adultos da cidade de Sousa-PB. Os educadores de hoje têm enfrentado diversos problemas no desenvolver do seu trabalho, ao se falar de avaliação escolar, verificamos constantes e polêmicas questões que tratam da dificuldade de avaliar a aprendizagem do aluno. Neste trabalho, não nos preocupamos com a avaliação do fracasso quantitativo numericamente definido nas escolas, ou mesmo buscarmos quem é o “culpado” de tudo isso. Objetivamos aqui, refletir e tentar sugerir uma avaliação que possa ser colocado em prática de fato, uma avaliação que perpasse dos discursos e dos projetos. É importante tratarmos da analise da competência da escola, dos professores, a adequação da avaliação quanto aos aspectos cognitivos dos estudantes das responsabilidade da escola quanto ao processo avaliativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAvaliação escolar: numa perspectiva diagnóstica.pt_BR
dc.date.issued2005-
dc.description.abstractReflecting on Evaluation within the scope of School Education, leads us to think about its function, the social role of the teacher, the reason for the existence of the School. It brings up the discussion about inclusion and exclusion, privileges and rights, rights and obligations, education and training, that students want to form which school we are building for our society. This work focuses on the issue of school evaluation, having as target audience the teachers of the Educational Center SESC LER Isaac Moreira Queiroga, from the initial grades, with the objective of analyzing the evaluation process developed by the teachers of this institution, especially the literacy of Youth and Adults from the city of Sousa-PB. Today's educators have faced several problems in the development of their work, when talking about school evaluation, we find constant and controversial issues that deal with the difficulty of assessing student learning. In this work, we are not concerned with assessing the quantitative failure numerically defined in schools, or even looking for who is the “culprit” of all this. Here we aim to reflect and try to suggest an evaluation that can actually be put into practice, an evaluation that permeates speeches and projects. It is important to deal with the analysis of the school's competence, of the teachers, the adequacy of the assessment regarding the students' cognitive aspects of the school's responsibilities regarding the assessment process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13031-
dc.date.accessioned2020-06-26T21:27:10Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T21:27:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectConcepções de avaliaçãopt_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.subjectEvaluation conceptions.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAMILO, Lidia de Oliveira Dantas.-
dc.creatorSANTOS, Nathalia Afonso dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool evaluation: from a diagnostic perspective.pt_BR
dc.identifier.citationCAMILO, Lidia de Oliveira Dantas; SANTOS, Nathalia Afonso dos. Avaliação escolar: uma perspectiva diagnóstica. 2005. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIDIA DE OLIVEIRA DANTAS CAMILO; NATHALIA AFONSO DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfLidia de Oliveira Dantas Camilo; Nathalia Afonso dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2005.2.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.