Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13032
Title: Literatura infantil e leitura: no processo de escolarização do aluno.
Other Titles: Children's literature and reading: in the student's schooling process.
???metadata.dc.creator???: SARMENTO, Islana Maria Neves de Aragão.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Literatura infantil;Literatura;Escolarização;Children's literature;Literature;Literature
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SARMENTO, Islana Maria Neves de Aragão. Literatura infantil e leitura: no processo de escolarização do aluno. 2005. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho com leitura e literatura tem como finalidade à formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de futuros escritores. Os inúmeros problemas suscitados em nosso meio sugerem que o ensino de leitura, literatura e da escrita, na fase inicial da escolarização necessita de melhores definições. A busca de trabalhar e desenvolver técnicas de literatura infantil na sala de aula com alunos de alfabetização vem reforçar a concepção de que nós educadores poderemos tornar possível aos alunos o contato com as obras literárias, sabendo que quanto mais cedo colocamos a criança em contato com os livros, mais cedo acontecerá à descoberta do prazer da leitura e consequentemente, a formação do hábito de ler. A leitura infantil utilizada permite que a criança desenvolva habilidades de ouvir e contar histórias, criar e representar por meio de desenhos, dramatizarem, decodificar, compreender e produzir textos, seja estes orais e/ou escritos. Após o nosso relato de experiência e considerações em torno doo método, desenvolvemos em sala de aula junto à professora, técnicas de leitura com uma construção de texto a partir de histórias lidas a qual deu as crianças motivações e ideias novas para construção de seus próprios textos.
Abstract: The work with reading and literature aims to train competent readers and, consequently, the training of future writers. The numerous problems raised in our environment suggest that the teaching of reading, literature and writing, in the initial phase of schooling, needs better definitions. The search to work and develop children's literature techniques in the classroom with literacy students reinforces the idea that we educators can make it possible for students to have contact with literary works, knowing that the sooner we put the child in contact with books, sooner the discovery of the pleasure of reading and, consequently, the formation of the habit of reading. The children's reading used allows the child to develop skills of listening and telling stories, creating and acting through drawings, dramatizing, decoding, understanding and producing texts, whether oral or written. After our experience report and considerations about the method, we developed in the classroom with the teacher, reading techniques with a construction of text from stories read which gave children motivations and new ideas for the construction of their own texts .
Keywords: Literatura infantil
Literatura
Escolarização
Children's literature
Literature
Literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13032
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISLANA MARIA NEVES DE ARAGÃO SARMENTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfIslana Maria Neves de Aragão Sarmento. Monografia Pedagogia. CFP 2005.1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.