Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794778970892514pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696253778298pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos Santos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.lopes-
dc.description.resumoAnalisa o processo de mediação dos livros didáticos de Sociologia em escolas estaduais situadas no Cariri Paraibano, realizando uma discussão sobre os principais recursos didáticos presentes nas práticas pedagógicas do ensino de Sociologia. Esta pesquisa buscou analisar como os professores de Sociologia de escolas estaduais do Cariri Paraibano utilizam os manuais didáticos dessa disciplina, destacando os limites e as possibilidades nos processos de contextualização dos conteúdos ante a realidade dos alunos. Em realização aos subsídios teóricos, o trabalho se baseou nas discussões apresentadas por Simone Meucce (2000), Paulo Meksenas (1990), Guimarães, Neto, Assis (2012), os quais apresentam em suas obras discussões que fundamentam a discussão deste trabalho. Por via, metodológica adotamos o método qualitativo, e, como técnica para a construção dos dados, a aplicação de questionário, pesquisa bibliográfica e a observação de aulas. Com o retorno da Sociologia, ganhamos um meio de propagação do seu conhecimento, o livro didático, ferramenta fundamental para a disseminação de suas discussões, mas que cabe à figura do professor atribuir uso em sua prática. Procuramos analisar os recursos metodológicos e as práticas pedagógicas de ensino, para observar a mediação do livro didático de Sociologia no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que se trata de uma disciplina que objetiva, no Ensino Médio, despertar o imaginário sociológico e a desnaturalização dos fenômenos sociais por meio de discussões apresentadas pelo professor. Identificamos que os livros de Sociologia, dos campos mencionados, são usados pela maioria dos professores, porém necessitam de uma análise reflexiva e de uma avaliação por parte de alguns docentes acerca do sentido que está sendo atribuído ao livro, pois percebemos professores fazendo o uso de forma descontextualizada. Identificamos também que ainda há um grande número de professores não formados em Sociologia ministrando aulas apenas como cumprimento de carga horária, e são esses professores que apresentam dificuldades para trabalhar com o livro, o que acaba por prejudicar o ensino da Sociologia. Além disso, detectamos que o livro didático não é o único recurso usado na mediação do ensino da Sociologia, mas vídeos e músicas são também empregados para contextualizar os conceitos aos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.pt_BR
dc.date.issued2020-05-26-
dc.description.abstractThis dissertation presents an analysis carried out on the process of mediation of Sociology textbooks in state schools located in Cariri Paraibano, conducting a discussion on the main didactic resources present in pedagogical practices in the teaching of Sociology. Based on the general objective, this research sought to analyze how Sociology teachers from state schools in Cariri Paraibano are using the Sociology textbooks highlighting the limits and possibilities in the contextualization processes of the contents in view of the students' reality. By theoretical subsidies, it was based on the discussions presented by Simone Meucce (2000), Paulo Meksenas (1990) Guimarães, Neto, Assis. (2012) who present in their works discussions that support what is being presented in this work. Through the methodological approach, the qualitative method was adopted, considering as techniques for the construction of the data the application of a questionnaire, bibliographic research and the observation of classes. With the return of Sociology, we gained a means of spreading its knowledge, which was the textbook, a fundamental tool for the dissemination of its discussions and which is up to the teacher to attribute use in his practice. When looking at the methodological resources and teaching pedagogical practices to observe the mediation of the Sociology textbook in the teaching and learning process, since it is a discipline that aims in high school to awaken the sociological imaginary and the denaturalization of social phenomena through discussions presented by the teacher. It was identified that the sociology books, from the mentioned fields, are being used by most teachers, however they need a reflexive analysis and an evaluation by some teachers, of the meaning that is being attributed to the book, because, it was noticed teachers making use of it in a non-contextualized way, it was also identified that there are still a large number of teachers who are not trained in Sociology teaching classes only as a workload, and it is these teachers who have difficulties to work with the book and this ends for undermining the teaching of sociology. In addition, it was identified that the textbook is not the only resource used in the mediation of the teaching of sociology, but videos and music are used to contextualize the concepts to students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040-
dc.date.accessioned2020-06-28T12:34:51Z-
dc.date.available2020-06-28-
dc.date.available2020-06-28T12:34:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologia - ensino médiopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectPráticas docentes - sociologiapt_BR
dc.subjectMediação didáticapt_BR
dc.subjectLivro didático - sociologiapt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - escolaspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessores de sociologia - ensino médiopt_BR
dc.subjectSociology Teaching - High Schoolpt_BR
dc.subjectSociology teaching methodologiespt_BR
dc.subjectTeaching practices - sociologypt_BR
dc.subjectDidactic mediationpt_BR
dc.subjectTextbook - sociologypt_BR
dc.subjectSociology teachers - High Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Gilmaria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the sociologya textbook in the teaching pratice of schools in Cariri Paraibano (Brazil): an analysis of didactic mediation.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gilmaria Lopes da. O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática. 2020. 90f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILMARIA DA SILVA LOPES - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfGilmaria LOpes da Silva - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20201.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.