Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13041
Title: Leitura e produção textual: limites e possibilidades.
Other Titles: Reading and textual production: limits and possibilities.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Dasy Micaela Coelho de.
RIBBEIRO, Jeane Cristina Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Leitura;Produção textual;Estágio supervisionado;Reading;Text production;Supervised internship
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Dasy Micaela Coelho de; RIBEIRO, Jeane Cristina Pereira. Leitura e produção textual: limites e possibilidades. 2005. 31f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: A temática leitura e produção textual vêm sendo motivas de discussão e reflexão por vários autores e professores na tentativa de superar as dificuldades inerentes ao processo de leitura e produção textual. No contexto atual, faz-se necessário que os professores busquem maneiras que possibilitem aos alunos uma leitura e uma escrita compreensiva como forma de torna-los leitores críticos. Essa realidade é também percebida pelos professores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Umbelina Cavalcante Sobral. Em reunião, os professores relataram que as dificuldades da leitura e da produção textual na escola ocorreram por falha de acesso das crianças, isto é bons livros e recursos didáticos , e a questão social e econômica em que esses alunos estão inseridos. Desse modo é de fundamental importância trabalharmos essa temática na escola a fim de proporcionar discussões sobre o processo de leitura e produção textual. Essa proposta longe de ser um paradigma em educação se propõe em oferecer contribuições as novas práticas de leitura, oportunizando reflexões significativas para a realização de outros estudos voltados a essa temática.
Abstract: The thematic reading and textual production have been motivating discussion and reflection by several authors and teachers in an attempt to overcome the difficulties inherent in the process of reading and textual production. In the current context, it is necessary for teachers to seek ways that enable students to read and write comprehensively as a way to make them critical readers. This reality is also perceived by the teachers of the Umbelina Cavalcante Sobral Municipal School of Child and Elementary Education. In a meeting, the teachers reported that the difficulties of reading and textual production at school occurred due to the children's lack of access, that is, good books and didactic resources, and the social and economic issue in which these students are inserted. Thus, it is of fundamental importance to work on this theme in school in order to provide discussions on the process of reading and textual production. This proposal, far from being a paradigm in education, proposes to offer contributions to new reading practices, providing significant reflections for the realization of other studies focused on this theme.
Keywords: Leitura
Produção textual
Estágio supervisionado
Reading
Text production
Supervised internship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13041
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DASY MICAELA COELHO DE SOUSA; JEANE CRISTINA PEREIRA RIBBEIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfDasy Micaela Coelho de Sousa; Jeane Cristina Pereira Ribbeiro. Monografia Pedagogia. CFP 2005.1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.