Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13042
Title: Leitura e escrita: desafios e possibilidades.
Other Titles: Reading and writing: challenges and possibilities.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Lucia da Costa.
OLIVEIRA, Valmira Almeida de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Leitura;Escrita;Supervisão escolar;Reading;Writing;School supervision
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Lucia da Costa; OLIVEIRA, Valmira Almeida de. Leitura e escrita: desafios possibilidades. 2005. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: O ato de ler é um procedimento que extrapola a simples decodificação da palavra escrita, por exigir um conhecimento de mundo que possibilite ao leitor uma visão crítica do texto lido. Diante da necessidade de redimensionar o processo de leitura e escrita vivenciada nas escolas, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de discutir e analisar o ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais, para a partir das reflexões e análises aqui expostas, inferimos acerca dos limites e possibilidades que apresenta a temática proposta. A leitura e a escrita quando é bem desenvolvida desde o início da alfabetização, proporciona a superação das dificuldades de aprendizagem das crianças. Percebemos que ainda é grande o número de crianças das escolas públicas que chegam à quinta série do ensino fundamental com muitas dificuldades na leitura e na escrita o que atrapalha o desenvolvimento desses alunos nos procedimentos dos professores. Nos faz perceber a relevância da realização de um estudo investigativo sobre a realidade dessa prática docente à partir do que pensam os professores sobre elementos teóricos e metodológicos constituintes dessa atividade de que se apresentam como fatores de avanços ou entraves para um bom desenvolvimento no ensino da leitura e da escrita.
Abstract: The act of reading is a procedure that goes beyond the simple decoding of the written word, as it requires a knowledge of the world that allows the reader a critical view of the text read. In view of the need to resize the reading and writing process experienced in schools, we developed this work with the objective of discussing and analyzing the teaching of reading and writing in the initial grades, from the reflections and analyzes exposed here, we infer about the limits and possibilities that the proposed theme presents. Reading and writing, when it is well developed since the beginning of literacy, provides overcoming children's learning difficulties. We realize that there is still a large number of children from public schools who reach the fifth grade of elementary school with many difficulties in reading and writing, which hinders the development of these students in the procedures of teachers. It makes us realize the relevance of conducting an investigative study on the reality of this teaching practice based on what teachers think about theoretical and methodological elements that make up this activity, which present themselves as factors of progress or obstacles for a good development in the teaching of reading and writing.
Keywords: Leitura
Escrita
Supervisão escolar
Reading
Writing
School supervision
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13042
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LUCIA DA COSTA SILVA; VALMIRA ALMEIDA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfMaria Lucia da Costa Silva; Valmira Almeida de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2005.1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.