Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, R. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3851413879266526pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, M. N. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6727443660180408pt_BR
dc.contributor.referee1MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.referee2NÓBREGA, Paulo Vinícius Ávila.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.melo-
dc.description.resumoA Sociologia é uma disciplina que envolve questões reflexivas sobre identidade social, o que a torna um conhecimento importante para formação do indivíduo, necessário, sobretudo a alunos do Ensino Médio, que estão em processo de finalização da educação básica e pressionados a definir suas escolhas futuras. Para alunos surdos, o conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais) ainda é escasso, e essa questão abre discussões acerca da inclusão do aluno surdo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, sugerindo a inexistência de estratégias pedagógicas em Libras voltadas para esta disciplina. Portanto, esse estudo foi conduzido com o objetivo de identificar publicações acadêmicas com relevância na temática e aferir a sua utilidade como material para o estudo da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório com abordagem bibliográfica, utilizando-se da pesquisa-ação para a coleta de dados desenvolvida por uma intérprete de Libras e docente da Rede Pública da Paraíba. A base teórica da pesquisa está ancorada em pesquisadores que abordam questões relacionadas à inclusão e seus marcos legais, às mudanças do Ensino Médio, às responsabilidades políticas e sociais e à surdez, entre eles Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008),  Perlin (1998),  Strobel (2007), Campello (2007),  Skliar (2001) entre outros que apresentam práticas facilitadoras para o docente.  Este estudo focou nos jogos, ancorados na Tecnologia Assistiva (TA),  Metodologia Ativa (MA) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os recursos visuais na adaptação de material para a acessibilidade do surdo. Consideramos esta pesquisa de suma importância, pois chama atenção do professor de Sociologia para incorporar em sua prática escolar ferramentas visuais que minimizem a exclusão do surdo, contribuindo para que este se torne protagonista de mudanças na sua própria realidade e na realidade da sua comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEnsino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2020-05-28-
dc.description.abstractSociology is a subject, which includes reflexive questions about social identity – a fact that makes it an important knowledge for the human being growth, especially High School students, who are concluding the basic education and are under pressure to define their future choices. For the deaf students the content in Libras (Brazilian Sign Language) is still scarce, and this fact leads to discussions about deaf students’ inclusion in Sociology classes, questioning the inexistence of pedagogical strategies in Libras for this subject. Therefore, this paper aims to identify relevant academic publications and measure their utility as adapted material in Libras to Sociological studies. For that, an exploratory study with bibliographic approach was made using the action research to collect data developed by a Libras interpreter and teacher in the Public System of Paraíba. The theory basis relies on researches who approach inclusion and its legal marks, High School changes, social and political responsibilities and deafness, such as Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008), Perlin (1998), Strobel (2007), Campello (2007), Skliar (2001) and others who present facilitating practices for the teacher. This study focused on the games anchored on Assistive Technology (AT), Active Methodology (AM), Information and Communication Technologies (ICT), and visual resources to adapt the material for the deaf people’s accessibility. This research is considered important because it helps the Sociology teachers to improve their scholar practices through visual tools, which minimize the deaf students’ exclusion, contributing for the students’ own reality changes and their community’s realitypt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043-
dc.date.accessioned2020-06-29T14:10:38Z-
dc.date.available2020-06-29-
dc.date.available2020-06-29T14:10:38Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologia - ensino médiopt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais - LIBRASpt_BR
dc.subjectLIBRAS - Língua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectSurdez e educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Rosângela Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSociology teaching and pedagogical strategies for deaf students in high school.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Rosângela Ferreira de. Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSÂNGELA FERREIRA DE MELO - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfRosângela Ferreira de Melo - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20204.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.