Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043
Title: Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio.
Other Titles: Sociology teaching and pedagogical strategies for deaf students in high school.
???metadata.dc.creator???: MELO, Rosângela Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTEIRO, José Marciano.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Paulo Vinícius Ávila.
Keywords: Ensino de sociologia - ensino médio;Estratégias pedagógicas;Alunos surdos;Educação especial;Educação inclusiva;Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS;LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais;Surdez e educação
Issue Date: 28-May-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Rosângela Ferreira de. Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043
???metadata.dc.description.resumo???: A Sociologia é uma disciplina que envolve questões reflexivas sobre identidade social, o que a torna um conhecimento importante para formação do indivíduo, necessário, sobretudo a alunos do Ensino Médio, que estão em processo de finalização da educação básica e pressionados a definir suas escolhas futuras. Para alunos surdos, o conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais) ainda é escasso, e essa questão abre discussões acerca da inclusão do aluno surdo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, sugerindo a inexistência de estratégias pedagógicas em Libras voltadas para esta disciplina. Portanto, esse estudo foi conduzido com o objetivo de identificar publicações acadêmicas com relevância na temática e aferir a sua utilidade como material para o estudo da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório com abordagem bibliográfica, utilizando-se da pesquisa-ação para a coleta de dados desenvolvida por uma intérprete de Libras e docente da Rede Pública da Paraíba. A base teórica da pesquisa está ancorada em pesquisadores que abordam questões relacionadas à inclusão e seus marcos legais, às mudanças do Ensino Médio, às responsabilidades políticas e sociais e à surdez, entre eles Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008),  Perlin (1998),  Strobel (2007), Campello (2007),  Skliar (2001) entre outros que apresentam práticas facilitadoras para o docente.  Este estudo focou nos jogos, ancorados na Tecnologia Assistiva (TA),  Metodologia Ativa (MA) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os recursos visuais na adaptação de material para a acessibilidade do surdo. Consideramos esta pesquisa de suma importância, pois chama atenção do professor de Sociologia para incorporar em sua prática escolar ferramentas visuais que minimizem a exclusão do surdo, contribuindo para que este se torne protagonista de mudanças na sua própria realidade e na realidade da sua comunidade.
Abstract: Sociology is a subject, which includes reflexive questions about social identity – a fact that makes it an important knowledge for the human being growth, especially High School students, who are concluding the basic education and are under pressure to define their future choices. For the deaf students the content in Libras (Brazilian Sign Language) is still scarce, and this fact leads to discussions about deaf students’ inclusion in Sociology classes, questioning the inexistence of pedagogical strategies in Libras for this subject. Therefore, this paper aims to identify relevant academic publications and measure their utility as adapted material in Libras to Sociological studies. For that, an exploratory study with bibliographic approach was made using the action research to collect data developed by a Libras interpreter and teacher in the Public System of Paraíba. The theory basis relies on researches who approach inclusion and its legal marks, High School changes, social and political responsibilities and deafness, such as Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008), Perlin (1998), Strobel (2007), Campello (2007), Skliar (2001) and others who present facilitating practices for the teacher. This study focused on the games anchored on Assistive Technology (AT), Active Methodology (AM), Information and Communication Technologies (ICT), and visual resources to adapt the material for the deaf people’s accessibility. This research is considered important because it helps the Sociology teachers to improve their scholar practices through visual tools, which minimize the deaf students’ exclusion, contributing for the students’ own reality changes and their community’s reality
Keywords: Ensino de sociologia - ensino médio
Estratégias pedagógicas
Alunos surdos
Educação especial
Educação inclusiva
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Surdez e educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSÂNGELA FERREIRA DE MELO - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfRosângela Ferreira de Melo - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20204.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.