Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13045
Title: Docentes universitários: expectativas acerca da aposentadoria.
Other Titles: University teachers: expectations about retirement.
???metadata.dc.creator???: MORAES, Jesana Sá Damasceno.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Francisca Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Edineide Nunes da.
Keywords: Aposentadoria;Docentes universitários;Retirement;University Teachers
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAES, Jesana Sá Damasceno. Docentes universitários: expectativas acerca da aposentadoria. 2013. 59f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A vida humana pode ser dividida em tres etapas: a preparacao para o trabalho, o trabalho e o pos-trabalho. O envolvimento, a satisfacao e a importancia reservada ao trabalho induzem maior comprometimento com a carreira, dificultando o desligamento do trabalho no periodo de aposentadoria. A conceitualizacao da aposentadoria muda de acordo com a concepcao de cada pessoa, podendo ser compreendida como repouso e premio pelos anos de trabalho ou, como ameaca e castigo, que acarretam quebra de la90s e inutilidade perante a sociedade. Destarte, objetivou-se conhecer as expectativas de docentes universitarios em transicao a aposentadoria acerca deste processo. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 20 docentes da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, que encontram-se na transicao a aposentadoria. Para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado. Os dados foram processados e analisados atraves da analise de conteudo. Diante de todas as constatacoes advindas desta pesquisa, podemos afirmar que o modo como cada docente enxerga a aposentadoria esta intrinsecamente conexo ao modo como vive a sua propria vida, no que tange aos seus principios e valores e as suas prioridades tanto no aspecto profissional como no pessoal. Atraves dos resultados encontrados podemos afirmar a importancia da implantacao de um Programa de Preparacao para Aposentadoria na instituicao, o qual favoreceria a reflexao e o planejamento dos docentes para essa nova etapa de vida.
Abstract: Human life can be divided into three stages: preparation for work, work and post-work. Involvement, satisfaction and importance to the work reserved induce greater career commitment, hindering the shutdown work during retirement. The conceptualization of retirement changes according to the conception of each person, can be understood as rest and reward for years of work, or as a threat and punishment, which entail breaking ties and uselessness to society. Thus, it was aimed to meet the expectations of university teachers in transition to retirement about this process. This is a descriptive study with a qualitative approach, conducted with twenty teachers faculty of the Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras, lying in the transition to retirement. For data collection we used a semi-structured interview structured. The data were processed and analyzed using content analysis. Considering all the findings arising from this research, we can say that the way each teacher sees retirement is intrinsically related to the way you live your own life, in regard to its principles and values and priorities both in the professional and the personal. Through the results we can affirm the importance of implementing a Program Preparing for Retirement in the institution, which favor reflection and planning of teachers for this new stage of life.
Keywords: Aposentadoria
Docentes universitários
Retirement
University Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13045
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESANA SÁ DAMASCENO MORAES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2013.pdfJesana Sá Damasceno Moraes. Monografia Enfermagem. CFP 2013.7.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.