Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13045
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMORAES, Jesana Sá Damasceno.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8610707490573126pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Francisca Bezerra de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Francisca Bezerra de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7742884718048985pt_BR
dc.contributor.advisor-co1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.advisor-co1IDNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Edineide Nunes da.-
dc.description.resumoA vida humana pode ser dividida em tres etapas: a preparacao para o trabalho, o trabalho e o pos-trabalho. O envolvimento, a satisfacao e a importancia reservada ao trabalho induzem maior comprometimento com a carreira, dificultando o desligamento do trabalho no periodo de aposentadoria. A conceitualizacao da aposentadoria muda de acordo com a concepcao de cada pessoa, podendo ser compreendida como repouso e premio pelos anos de trabalho ou, como ameaca e castigo, que acarretam quebra de la90s e inutilidade perante a sociedade. Destarte, objetivou-se conhecer as expectativas de docentes universitarios em transicao a aposentadoria acerca deste processo. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 20 docentes da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, que encontram-se na transicao a aposentadoria. Para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado. Os dados foram processados e analisados atraves da analise de conteudo. Diante de todas as constatacoes advindas desta pesquisa, podemos afirmar que o modo como cada docente enxerga a aposentadoria esta intrinsecamente conexo ao modo como vive a sua propria vida, no que tange aos seus principios e valores e as suas prioridades tanto no aspecto profissional como no pessoal. Atraves dos resultados encontrados podemos afirmar a importancia da implantacao de um Programa de Preparacao para Aposentadoria na instituicao, o qual favoreceria a reflexao e o planejamento dos docentes para essa nova etapa de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleDocentes universitários: expectativas acerca da aposentadoria.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractHuman life can be divided into three stages: preparation for work, work and post-work. Involvement, satisfaction and importance to the work reserved induce greater career commitment, hindering the shutdown work during retirement. The conceptualization of retirement changes according to the conception of each person, can be understood as rest and reward for years of work, or as a threat and punishment, which entail breaking ties and uselessness to society. Thus, it was aimed to meet the expectations of university teachers in transition to retirement about this process. This is a descriptive study with a qualitative approach, conducted with twenty teachers faculty of the Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras, lying in the transition to retirement. For data collection we used a semi-structured interview structured. The data were processed and analyzed using content analysis. Considering all the findings arising from this research, we can say that the way each teacher sees retirement is intrinsically related to the way you live your own life, in regard to its principles and values and priorities both in the professional and the personal. Through the results we can affirm the importance of implementing a Program Preparing for Retirement in the institution, which favor reflection and planning of teachers for this new stage of life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13045-
dc.date.accessioned2020-06-29T14:40:08Z-
dc.date.available2020-06-29-
dc.date.available2020-06-29T14:40:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAposentadoriapt_BR
dc.subjectDocentes universitáriospt_BR
dc.subjectRetirementpt_BR
dc.subjectUniversity Teacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAES, Jesana Sá Damasceno.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUniversity teachers: expectations about retirement.pt_BR
dc.identifier.citationMORAES, Jesana Sá Damasceno. Docentes universitários: expectativas acerca da aposentadoria. 2013. 59f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESANA SÁ DAMASCENO MORAES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2013.pdfJesana Sá Damasceno Moraes. Monografia Enfermagem. CFP 2013.7.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.