Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13050
Title: Planejamento escolar: metas e desafios.
Other Titles: School planning: goals and challenges.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
Keywords: Planejamento escolar;School planning
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Elaine Cristina Mareco Batista. Planejamento escolar: metas e desafios. 2005. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: O planejamento escolar sempre foi visto como atividade burocrática, enfadonha e desinteressante e mesmo com as mudanças ocorridas no sistema educacional de ensino como as novas políticas públicas, cursos de capacitação, etc. Atualmente o desafio que coloca hoje reside na possibilidade de se planejar abordando algumas questões teóricas- práticas que viabilizem a convergência entre o pensar e o agir, abrindo perspectivas para uma nova relação entre o conhecimento. O que pretendemos com o estudo dessa temática, é concebê-lo não apenas como instrumento de apoio à prática pedagógica. Mas como processo de tomada de decisões, que necessita urgentemente ser pensado numa perspectiva socializada levando em consideração as muitas problemáticas que envolvem a escola. Nessa direção, promovemos encontros com professores e alunos, ,a fim e revermos alguns aspectos do planejamento associados as suas práticas em sala de aula. Entendemos também, que estudo pôde contribuir com esses profissionais, tanto a nível de discussão das temáticas relacionadas ao planejamento, como na elaboração de seus planos diários.
Abstract: School planning has always been seen as bureaucratic, boring and uninteresting activity and even with changes in the educational system, such as new public policies, training courses, etc. Currently, the challenge it poses today lies in the possibility of planning by addressing some theoretical-practical issues that enable the convergence between thinking and acting, opening perspectives for a new relationship between knowledge. What we intend with the study of this theme, is to conceive it not only as an instrument to support pedagogical practice. But as a decision-making process, it urgently needs to be thought of in a socialized perspective taking into account the many problems that involve the school. In this direction, we promote meetings with teachers and students, in order to review some aspects of planning associated with their classroom practices. We also understand, what study was able to contribute with these professionals, both in the discussion of the themes related to planning, as in the elaboration of their daily plans.
Keywords: Planejamento escolar
School planning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13050
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE CRISTINA MARECO BATISTA PEREIRA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2005.pdfElaine Cristina Mareco Batista Pereira. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 2005.1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.