Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13054
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9250033569463401pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Idelsuite de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5231433017552287pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho e resultado de uma pesquisa de tipo etnográfico realizada era uma escola da rede publica do município de Cajazeiras. com uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental. Privilegiou-se o estudo da linguagem oral pela sua importância para a comunicação e para expressão publica das ideias. A compreensão do desenvolvirnento da linguagem oral dos alunos foi feita a partir de uma pesquisa de tipo etnográfico, com base nos estudos de Andre (2008), utilizando-se como instrumento de coleta de dados a observação participante. durante o período de dois semestres letivos. Na pesquisa foi utilizada a observação direta, como elemento para entender o cotidiano da sala de aula, com o intuito de perceber a exposição das ideias e das opiniões dos alunos na realização das atividades. Para analise das informações as contribuições de Vygotsky (2007), Oliveira (2005), Kramer (2002), Favero (2002), entre outros autores foram significativas. Os resultados indicam que a utilização da linguagem oral dos alunos segue o que Favero (2002) denomina como par adjacente (pergunta-resposta), em que os alunos tendem a apresentar respostas prontas as questões suscitadas, como também, apresentam um vocabulário caracterizado por palavras soltas, liases curtas e ideias pouco ordenadas. Outro resultado constatado e o de que os alunos que escutam mais se expressam com desenvoltura e escrevem com mais facilidade. Conclui-se que a linguagem oral dos alunos apresenta-se limitada e que a exposição oral de suas idéias reflete na escrita dos seus textos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEtnografia da linguagem oral.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13054-
dc.date.accessioned2020-06-30T00:17:15Z-
dc.date.available2020-06-29-
dc.date.available2020-06-30T00:17:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLinguagem oralpt_BR
dc.subjectIdéias - expressãopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagem oralpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectDevelopment of oral languagept_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Rossana Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEthnography of oral language.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Rossana Santos. Etnografia da linguagem oral. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSSANA SANTOS LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfRossana Santos Lira. Monografia Pedagogia. CFP 20091.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.