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Title: Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais.
Other Titles: Sexual orientation: a challenge in the early school years.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Educação sexual;Sexualidade infantil;Ensino fundamental - orientação sexual;Sexualidade;Escola e sexualidade infantil;Sex education;Child sexuality;Elementary school - sexual orientation;School and child sexuality
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega. Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais. 2009. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: A sexualidade e extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento humano. É uma necessidade básica do ser humano, que não pode ser dissociada de sua vida, pois envolve sentimentos, pensamentos e ações. Por ser história e cultura, a compreensão da sexualidade humana e dinâmica e mutável. Portanto, não só no mundo adulto, como também no infantil, o tema sexualidade tem singular importância. Estudos apontam que, mesmo ciente da responsabilidade que tem no processo de desenvolvimento da sexualidade das crianças, juntamente com outras instancias da sociedade, a escola nem sempre se envolve com o tema na intensidade necessária, e, muitas vezes, quando o faz e de modo reducionista, atendo-se as questões biológicas da reprodução. Nesse sentido, o presente estudo procurou averiguar como as series iniciais do ensino fundamental se relacionam com a temática sexualidade, se a mesma e abordada neste espaço escolar, como e abordada, se não e abordada, identificar os motivos que justificam a sua exclusão. Para alcançar o objetivo de identificar como se encontra a Orientação Sexual nas series iniciais do Ensino Fundamental, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e pesquisa de campo, com aplicação de questionários aos educadores de uma escola publica da cidade de São João do Rio do Peixe, alem de uma pesquisa com os alunos da escola acima citada, onde depositaram em uma caixa lacrada perguntas sobre sexualidade, sem identificarem-se. A pesquisa aponta a inexistência de uma proposta de orientação sexual na escola, a carência de materiais adequados para a abordagem do tema e uma elevada angustia dos professores, que se sentem despreparados para assumir tal desafio, devido a falta de conhecimento teórico e também, por carregarem muitos preconceitos, mitos e tabus que a própria sociedade reforça. Enquanto os professores sentem-se despreparados para educar sexualmente, as crianças internalizam informações que nem sempre tratam do assunto de forma clara e significativa ao seu desenvolvimento e também possuem varias duvidas, que ocasionam angustia e tensão as mesmas, podendo influenciar ate mesmo no aprendizado escolar. O estudo sinaliza para a importância do professor no trabalho de Orientação Sexual na escola de Ensino Fundamental, realizando uma ação pedagógica de orientação aos alunos e pais.
Keywords: Educação sexual
Sexualidade infantil
Ensino fundamental - orientação sexual
Sexualidade
Escola e sexualidade infantil
Sex education
Child sexuality
Elementary school - sexual orientation
School and child sexuality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13055
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