Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13055
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, R. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoA sexualidade e extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento humano. É uma necessidade básica do ser humano, que não pode ser dissociada de sua vida, pois envolve sentimentos, pensamentos e ações. Por ser história e cultura, a compreensão da sexualidade humana e dinâmica e mutável. Portanto, não só no mundo adulto, como também no infantil, o tema sexualidade tem singular importância. Estudos apontam que, mesmo ciente da responsabilidade que tem no processo de desenvolvimento da sexualidade das crianças, juntamente com outras instancias da sociedade, a escola nem sempre se envolve com o tema na intensidade necessária, e, muitas vezes, quando o faz e de modo reducionista, atendo-se as questões biológicas da reprodução. Nesse sentido, o presente estudo procurou averiguar como as series iniciais do ensino fundamental se relacionam com a temática sexualidade, se a mesma e abordada neste espaço escolar, como e abordada, se não e abordada, identificar os motivos que justificam a sua exclusão. Para alcançar o objetivo de identificar como se encontra a Orientação Sexual nas series iniciais do Ensino Fundamental, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e pesquisa de campo, com aplicação de questionários aos educadores de uma escola publica da cidade de São João do Rio do Peixe, alem de uma pesquisa com os alunos da escola acima citada, onde depositaram em uma caixa lacrada perguntas sobre sexualidade, sem identificarem-se. A pesquisa aponta a inexistência de uma proposta de orientação sexual na escola, a carência de materiais adequados para a abordagem do tema e uma elevada angustia dos professores, que se sentem despreparados para assumir tal desafio, devido a falta de conhecimento teórico e também, por carregarem muitos preconceitos, mitos e tabus que a própria sociedade reforça. Enquanto os professores sentem-se despreparados para educar sexualmente, as crianças internalizam informações que nem sempre tratam do assunto de forma clara e significativa ao seu desenvolvimento e também possuem varias duvidas, que ocasionam angustia e tensão as mesmas, podendo influenciar ate mesmo no aprendizado escolar. O estudo sinaliza para a importância do professor no trabalho de Orientação Sexual na escola de Ensino Fundamental, realizando uma ação pedagógica de orientação aos alunos e pais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOrientação sexual: um desafio nos anos iniciais.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13055-
dc.date.accessioned2020-06-30T00:30:44Z-
dc.date.available2020-07-29-
dc.date.available2020-06-30T00:30:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidade infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - orientação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEscola e sexualidade infantilpt_BR
dc.subjectSex educationpt_BR
dc.subjectChild sexualitypt_BR
dc.subjectElementary school - sexual orientationpt_BR
dc.subjectSchool and child sexualitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSexual orientation: a challenge in the early school years.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Ruth Dayve da Nóbrega. Orientação sexual: um desafio nos anos iniciais. 2009. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUTH DAYVE DA NÓBREGA GONÇALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfRuth Dayve da Nóbrega Gonçalves. Monografia Pedagogia. CFP 20092.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.