Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13056
Title: A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor.
Other Titles: Children's literature in improving the reader.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Silvia Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Literatura infantil;Crianças leitoras;Formação de leitores;Teatro infantil;Educação infantil - literatura;Hábito da leitura - crianças;Interesse pela leitura - crianças;Contação de histórias infantis;Aprendizagem significativa;Aperfeiçoamento da leitura;Processo de ensino-aprendizagem;Children's literature;Reading children;Readers training;Children's Theater;Reading habit - children;Interest in reading - child;Children's storytelling;Meaningful learning;Reading improvement;Teaching-learning process
Issue Date: 20-Feb-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Silvia Fernandes de. A literatura infantil no aperfeiçoamento do leitor. 2009. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho objetivamos analisar os principais problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem e aperfeiçoamento da leitura dos educandos. Assim, fizemos uma pesquisa bibliográfica baseando-se em alguns autores como: Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Casassanta e outros autores, em que investigamos algumas alternativas metodológicas que possibilitou-nos pensarmos a respeito de como despertar o interesse do educando pelo habito da leitura. Sendo assim, através da literatura infantil desenvolvemos em sala de aula trabalhos envolvendo a interação e a contação de historias literárias infantis motivando o habito de ler. Diante disso, podemos ressaltar que a leitura sempre representa uma das ligações mais significativas do ser humano com o mundo das informações. Na relação dessas ideias a leitura tem trazido oportunidades de trocar ideias, e comentar noticias, questionamentos, e reflexões. Assim para formarmos futures leitores e fundamental que a leitura faca parte da rotina diária para que as pessoas comecem a entender o sentido do mundo letrado. E a literatura infantil dedicada ao publico "mirim" e o ponto de partida para a formação inicial e o aperfeiçoamento do leitor tornando assim a aprendizagem da leitura verdadeiramente significativa desde as primeiras series do ensino fundamental.
Keywords: Literatura infantil
Crianças leitoras
Formação de leitores
Teatro infantil
Educação infantil - literatura
Hábito da leitura - crianças
Interesse pela leitura - crianças
Contação de histórias infantis
Aprendizagem significativa
Aperfeiçoamento da leitura
Processo de ensino-aprendizagem
Children's literature
Reading children
Readers training
Children's Theater
Reading habit - children
Interest in reading - child
Children's storytelling
Meaningful learning
Reading improvement
Teaching-learning process
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13056
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVIA FERNANDES DE SOUSA - TCC LIC. PEDAGOGIA CFP 2009.pdfSilvia Fernandes de Sousa - TCC Lic. Pedagogia CFP 20093.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.