Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057
Title: Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática.
Other Titles: Teaching methodologies: a reflection on the teaching of mathematics.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Simone Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Matemática - metodologias de ensino;Educação matemática;Ensino de matemática;Piaget - ensino de matemática;Vygotsky - ensino de matemática;Mathematics - teaching methodologies;Mathematical education;Mathematics teaching;Piaget - math teaching;Vygotsky - teaching mathematics;Materiais concretos - ensino de matemática;Recursos didáticos - ensino de matemática;Materiais didáticos - ensino de matemática;Didática da matemática;Concrete materials - mathematics teaching;Teaching resources - mathematics teaching;Teaching materials - mathematics teaching;Didactics of mathematics;Cotidiano e matemática;Matemática e cotidiano;Aprendizagem significativa;Mathematics and everyday life;Meaningful learning
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Simone Pereira da. Metodologias de ensino: uma reflexão sobre o ensino de matemática. 2009. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho aqui apresentado tem como tema as metodologias de ensino da Matemática dando ênfase ao uso de materiais concretos. Para tanto buscou-se orientações nos trabalhos dos teóricos Vygotsky e Jean Piaget que trazem contribuições sobre o desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho traz uma analise das metodologias de ensino da matemática que foi possível através de uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida na Escola Municipal de Ensino infantil e Fundamental Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB. Analisar-se-a as metodologias utilizadas para o ensino da Matemática bem como outras possibilidades que inclui alem de materiais manuseáveis situações reais que podem ser incluídos no contexto das aulas a fim. de proporcionar uma aprendizagem mais significativa e carregada de sentido para o aluno. A parti r do presente estudo foi possível observar que ensino da Matemática se apoia basicamente no ensino de regras e que os conteúdos são trabalhados sem que haja uma aproximação com a utilização pratica tao necessária em nosso cotidiano. Observou-se ainda que os professores compreendem o trabalho com materiais concretos sendo os que realizamos com objetos manuseáveis justificando sua não utilização decorrente da não disponibilização, por parte da escola, de tais materiais. No entanto através deste trabalho foi possível constatar que para se trabalhar com materiais concretos não, necessariamente, precisa-se de objetos manuseáveis, situações do cotidiano escolar e ate mesmo do convívio social dos alunos podem ser trazidas para sala e servir de pano de fundo para a aula. A partir deste estudo outros questionamentos podem ser suscitados o que contribuirá para realização de trabalhos futuros.
Keywords: Matemática - metodologias de ensino
Educação matemática
Ensino de matemática
Piaget - ensino de matemática
Vygotsky - ensino de matemática
Mathematics - teaching methodologies
Mathematical education
Mathematics teaching
Piaget - math teaching
Vygotsky - teaching mathematics
Materiais concretos - ensino de matemática
Recursos didáticos - ensino de matemática
Materiais didáticos - ensino de matemática
Didática da matemática
Concrete materials - mathematics teaching
Teaching resources - mathematics teaching
Teaching materials - mathematics teaching
Didactics of mathematics
Cotidiano e matemática
Matemática e cotidiano
Aprendizagem significativa
Mathematics and everyday life
Meaningful learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13057
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfSimone Pereira da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 20092.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.