Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13058
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARCOLINO, J. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0629836428428411pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885903292497959pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por titulo LEITURA E ESCRITA: uma construção de sentidos, apresentado como requisito parcial no termino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Centra de Formação de Professores, na cidade de Cajazeiras-PB. A escolha do tema deu-se por levar em consideração minha identificação com as especificidades das praticas de leitura e escrita, relevantes para minha construção docente. Dai ter surgido o interesse de pesquisar e estudar sobre o assunto, para isso foi levantada uma questão problema, que consistia em saber em que estagio de desenvolvimento da leitura e interpretação de textos estão os alunos. Para responder essa pergunta foram apresentados os seguintes objetivos: compreender o nível de desenvolvimento do processo da leitura, da escrita e interpretação dos alunos, analisar em que estagio de leitura e escrita os alunos se encontram. Nesse estudo exponho como as crianças constroem seu conhecimento sobre a escrita, por serem sujeitos ativos e interagirem com o meio em seu desenvolvimento cognitivo Como instrumento de coleta de dados foram utilizados textos de leitura e atividades escritas, que depois foram analisados levando em consideração as palavras monossilabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas e dígrafos, que os educandos tiveram dificuldades ao pronunciarem e ao escreverem. Essas falhas ao serem analisadas, eram confrontadas com teóricos como: Lemle (1994), Soares (2006), Ferreiro (1985), Kleiman (1998), Grossi (1990), dentre outros. Por ultimo apresenta-se uma analise critica do estagio desenvolvido na Escola Municipal "Nossa Senhora do Rosário" e as considerações finais, em que apresento algumas criticas e sugestões para os futuros estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleLeitura e escrita: uma construção de sentidos.pt_BR
dc.date.issued2009-02-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13058-
dc.date.accessioned2020-06-30T09:36:11Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T09:36:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscrita e leiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de leitura - desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCultura letradapt_BR
dc.subjectWriting and readingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReading process - developmentpt_BR
dc.subjectLiterate culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARCOLINO, Jozeneide Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing: a construction of meanings.pt_BR
dc.identifier.citationMARCOLINO, Jozeneide Ferreira. Leitura e escrita: uma construção de sentidos. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOZENEIDE FERREIRA MARCOLINO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfJozeneide Ferreira Marcolino. Monografia Pedagogia. CFP 2009.2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.