Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1306
Title: Mensuração de habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças através de jogos educacionais para dispositivos móveis.
Other Titles: Measurement of cognitive abilities predictive of reading development in children through educational games for mobile devices.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Jucelio Soares dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUERRERO, Dalton Dario Serey.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AGUIAR, Yuska Paola Costa.
Keywords: Desenvolvimento de leitura em crianças;Jogos educacionais;Dispositivos móveis e educação;Habilidades cognitivas;Mensuração de habilidades cognitivas;Teoria da resposta do item;Tarefas preditoras da leitura;Limitações na leitura;Avaliação cognitiva de crianças;Memória visual - crianças;Aliteração;Segmentação - habilidade de;Dislexia;Teste adaptativo informatizado;Informática e educação;Dyslexia;Reading;Game
Issue Date: 7-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Jucelio Soares dos. Mensuração de habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças através de jogos educacionais para dispositivos móveis. 2017. 136f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1306
???metadata.dc.description.resumo???: Devido à deficiência na prática de rastreio da dislexia nas escolas e à carência de recursos informatizados válidos para tal uso, a presente pesquisa teve como objetivo melhorar a capacidade de triagem de crianças em tarefas preditoras da leitura. Para tanto, foi concebido, desenvolvido e analisado um teste com abordagem de jogo adaptado de um instrumento psicométrico construído e validado no Brasil. O jogo desenvolvido é administrado por um algoritmo de seleção adaptativa de itens e avalia as habilidades de aliteração, segmentação, memória visual e rima por meio da Teoria de Resposta ao Item. O trabalho apresenta um experimento a fim de verificar se a escala proposta, o banco de itens e o algoritmo utilizados consegue distinguir crianças com fraca/forte habilidade em tarefas preditoras da leitura. Como resultado, o jogo permitiu a economia de tempo, facilidade de reprodução, bem como obteve resultados mais precisos da habilidade das crianças, identificando as que possui limitações na leitura.
Abstract: Due to the deficiency in the practice of screening for dyslexia in schools and the lack of computerized resources valid for the use of such, the present research aimed to improve the capacity for screening children in predictive reading tasks. For that, a test with game approach adapted from a psychometric instrument constructed and validated in Brazil was conceived, developed and analyzed. The developed game is administered by an adaptive selection algorithm and evaluates alliteration, segmentation, visual memory, and rhyming skills through Item Response Theory. This work presents an experiment in order to verify whether a proposed scale, the items bank and the algorithm can distinguish children with weak/strong ability. As a result, the game allowed time savings, reproduction facility, as well as more accurate results of children's abilities, identifying them as having limitations in reading.
Keywords: Desenvolvimento de leitura em crianças
Jogos educacionais
Dispositivos móveis e educação
Habilidades cognitivas
Mensuração de habilidades cognitivas
Teoria da resposta do item
Tarefas preditoras da leitura
Limitações na leitura
Avaliação cognitiva de crianças
Memória visual - crianças
Aliteração
Segmentação - habilidade de
Dislexia
Teste adaptativo informatizado
Informática e educação
Dyslexia
Reading
Game
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
Educação infantil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1306
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCELIO SOARES DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGCC 2017.pdfJucelio Soares dos Santos - Dissertação PPGCC 201720.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.