Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNÓBREGA, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoOs problemas que afligem o meio ambiente são temas dos principais debates em vários pontes do mundo, Na tentativa de buscar alternativas de soluções para os problemas ambientais, as organizações governamentais e não - governamentais sensibilizadas pelo tema tomaram varias iniciativas para que as questões relacionadas ao meio ambiente fossem valorizadas tanto na vida, como na pratica educacional, Destarte, alguns dos objetivos deste trabalho são identificar e analisar as contribuições da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem e na formação de hábitos, como também, identificar a formação de conceitos, hábitos e atitudes como resultados dos conteúdos de educação Ambiental. Desse modo, a Educação Ambiental visa o desenvolvimento sustentável, ou seja, busca mudar hábitos enraizados na sociedade para possibilitar que as futuras gerações também possam fazer uso dos recursos naturais atualmente disponíveis na terra. Este estudo pode contribuir significativamente para a melhoria do meio ambiente, uma vez que, possibilitara aos alunos a aquisição de uma nova postura diante do meio em que vivem. Para a produção e elaboração da pesquisa cientifica que se prossegue, fez-se necessário empregar como metodologia o estudo de caso e a coleta de dados, sendo que os instrumentos utilizados nessa pesquisa foram a observação e o questionário. O referido estudo esta dividido em três capítulos. O primeiro apresenta um breve histórico da educação Ambiental, abordando o papel da escola na preservação ambiental. No segundo são discutidas questões referentes a Educação Ambiental como. lixo e consumo sustentável. No terceiro são apresentadas as analises dos questionários direcionados aos alunos e professores, como também a analise do estagio. Resultando na conclusão de que a Educação Ambiental se torna imprescindível, já que ao fazer os alunos refletirem sobre as causas do uso inconsequente da natureza, ele também vai faze-los perceber que a natureza não e fonte inesgotável de recursos, que suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEnsinar e aprender em educação ambiental.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066-
dc.date.accessioned2020-06-30T11:31:20Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T11:31:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.subjectEnvironmental education  pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNÓBREGA, Jaira Ramalho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeach and learn in environmental education.pt_BR
dc.identifier.citationNÓBREGA, Jaira Ramalho. Ensinar e aprender em educação ambiental. 2009. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAIRA RAMALHO NÓBREGA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfJaira Ramalho Nóbrega. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.