Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1306
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4603605800436333pt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRERO, Dalton Dario Serey.-
dc.contributor.advisor1IDGUERRERO, D. D. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2050632960242405pt_BR
dc.contributor.advisor2FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.-
dc.contributor.advisor2IDFIGUEIREDO, J. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1424808046858622pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis.-
dc.contributor.referee2AGUIAR, Yuska Paola Costa.-
dc.description.resumoDevido à deficiência na prática de rastreio da dislexia nas escolas e à carência de recursos informatizados válidos para tal uso, a presente pesquisa teve como objetivo melhorar a capacidade de triagem de crianças em tarefas preditoras da leitura. Para tanto, foi concebido, desenvolvido e analisado um teste com abordagem de jogo adaptado de um instrumento psicométrico construído e validado no Brasil. O jogo desenvolvido é administrado por um algoritmo de seleção adaptativa de itens e avalia as habilidades de aliteração, segmentação, memória visual e rima por meio da Teoria de Resposta ao Item. O trabalho apresenta um experimento a fim de verificar se a escala proposta, o banco de itens e o algoritmo utilizados consegue distinguir crianças com fraca/forte habilidade em tarefas preditoras da leitura. Como resultado, o jogo permitiu a economia de tempo, facilidade de reprodução, bem como obteve resultados mais precisos da habilidade das crianças, identificando as que possui limitações na leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.titleMensuração de habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças através de jogos educacionais para dispositivos móveis.pt_BR
dc.date.issued2017-07-07-
dc.description.abstractDue to the deficiency in the practice of screening for dyslexia in schools and the lack of computerized resources valid for the use of such, the present research aimed to improve the capacity for screening children in predictive reading tasks. For that, a test with game approach adapted from a psychometric instrument constructed and validated in Brazil was conceived, developed and analyzed. The developed game is administered by an adaptive selection algorithm and evaluates alliteration, segmentation, visual memory, and rhyming skills through Item Response Theory. This work presents an experiment in order to verify whether a proposed scale, the items bank and the algorithm can distinguish children with weak/strong ability. As a result, the game allowed time savings, reproduction facility, as well as more accurate results of children's abilities, identifying them as having limitations in reading.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1306-
dc.date.accessioned2018-07-31T19:17:25Z-
dc.date.available2018-07-31-
dc.date.available2018-07-31T19:17:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de leitura em criançaspt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectDispositivos móveis e educaçãopt_BR
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectMensuração de habilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectTeoria da resposta do itempt_BR
dc.subjectTarefas preditoras da leiturapt_BR
dc.subjectLimitações na leiturapt_BR
dc.subjectAvaliação cognitiva de criançaspt_BR
dc.subjectMemória visual - criançaspt_BR
dc.subjectAliteraçãopt_BR
dc.subjectSegmentação - habilidade dept_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectTeste adaptativo informatizadopt_BR
dc.subjectInformática e educaçãopt_BR
dc.subjectDyslexiapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Jucelio Soares dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMeasurement of cognitive abilities predictive of reading development in children through educational games for mobile devices.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Jucelio Soares dos. Mensuração de habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças através de jogos educacionais para dispositivos móveis. 2017. 136f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1306pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCELIO SOARES DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGCC 2017.pdfJucelio Soares dos Santos - Dissertação PPGCC 201720.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.