Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070
Title: Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.
Other Titles: Reading and children's literature: source of pleasure and knowledge.
???metadata.dc.creator???: BELO, Keilha Samara Gadelha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Literatura infantil;Leitura;Formação de leitor;Leitor - consciência crítica;Children's literature;Reading;Reader training;Reader - critical awareness
Issue Date: 20-Jun-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BELO, Keilha Samara Gadelha. Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. 2009. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: A leitura e a literatura infantil ocupam um papel sensibilizador de uma geração capaz de pensar criticamente e de superar os limites das experiencias já adquiridas pela sociedade. E neste sentido, esta oportuniza a consciência da linguagem, e o despertar o ampliar e a manifestação da criatividade em busca da consciência critica. Assim a sensibilidade no âmbito da leitura deve ser incentivada desde os seus primeiros anos quando a criança entra na escola.Nesse intuito, esta pesquisa realizada tenta analisar como estar o processo de ensino aprendizagem da leitura, dos educandos. Diante disso, usamos como autores para termos uma fundamentação teórica aprofundada, Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Cassanta, Paulo Freire e outros, no qual nos deu suporte para pensarmos, a respeito de como aperfeiçoarmos o interesse do educando pelo habito da leitura através da literatura infantil, vista em sala de aula. Outro ponto importante, e a questão dos professores, percebemos que a falta de aproximação da teoria com a pratica e muito difícil, assim tentamos mostrar alguns subsídios de como trabalhar melhor a leitura em sala de aula.Diante desta ação propomos um trabalho no sentido de melhorar este professor/educador para que tenha as ferramentas necessárias em pensar e busca meios, de uma formação de leitores em sua instituição. Dessa forma, consideramos os seguintes eixos de estudo para um bom desenvolvimento da leitura que e a seleção dos textos; o planejamento para uma boa leitura e a oferta da leitura para as crianças. Nessa perspectiva, acreditamos alcançarmos com a realização deste estudo a aprendizagem a partir do confronto de ideias entre os educandos, proporcionando uma verdadeira aprendizagem da leitura.
Keywords: Literatura infantil
Leitura
Formação de leitor
Leitor - consciência crítica
Children's literature
Reading
Reader training
Reader - critical awareness
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KEILHA SAMARA GADELHA BELO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf Keilha Samara Gadelha Belo. MOnografia Pedagogia. CFP 2009. 2.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.