Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13071
Title: Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando.
Other Titles: Reading and writing: ways for the student's autonomy.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Kelys Regina Evangelista da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Leitura e escrita;Escrita;Níveis de leitura;Reading and writing;Writing;Reading Levels
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Kelys Regina Evangelista da. Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando. 2009. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Ao ingressar na Universidade e percebendo a necessidade de uma compreensão minuciosa em relação a leitura e a escrita, em nos foi despertado um grande interesse em realizar um estudo no que concerne ao tema apresentado. No âmbito da Universidade, os alunos reclamam que alguns textos acadêmicos são complexos e na maioria das vezes, não entendem quase nada do que o autor quis dizer. Isso nos faz crer que a falta de leitura e que provoca essas reações, relatando não serem incentivados ao habito de ler nas vivencias escolares. Mas devido a falta de incentivo e as condições socioeconômicas dos alunos, ocorrem a deficiência com relação a leitura e escrita, causando uma dificuldade em compreender o que se leu. De modo geral, a escola, ao longo dos anos não tem conseguido fazer com que os alunos se interessem pelas atividades de leitura e escrita. Sendo a leitura unidade básica do ensino, aflui como um fator de dificuldade que emperra o processo ensino - aprendizagem. Pretendemos verificar no âmbito escolar, de que forma professores e alunos desenvolvem o projeto de leitura e escrita. Todavia, a pratica de leitura nas salas de aula, a maioria, tem se apresentado distante de uma pratica que promova a formação de leitores críticos participativos. Na realidade, a deficiência na leitura leva todos os anos, um grande numero de repetência, aluno apenas decodificando letras, e que não sabem fazer uma interpretação critica sobre algum texto. No entanto, esta temática deve ser abordada em profundidade, posto que, estamos envolvidos no mundo da leitura desde cedo. Lemos a expressão das pessoas, de um gesto, uma situação, ou seja, o ato de ler vai alem da escrita.
Keywords: Leitura e escrita
Escrita
Níveis de leitura
Reading and writing
Writing
Reading Levels
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13071
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELYS REGINA EVANGELISTA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfKelys Regina Evangelista da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.