Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, K. R. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoAo ingressar na Universidade e percebendo a necessidade de uma compreensão minuciosa em relação a leitura e a escrita, em nos foi despertado um grande interesse em realizar um estudo no que concerne ao tema apresentado. No âmbito da Universidade, os alunos reclamam que alguns textos acadêmicos são complexos e na maioria das vezes, não entendem quase nada do que o autor quis dizer. Isso nos faz crer que a falta de leitura e que provoca essas reações, relatando não serem incentivados ao habito de ler nas vivencias escolares. Mas devido a falta de incentivo e as condições socioeconômicas dos alunos, ocorrem a deficiência com relação a leitura e escrita, causando uma dificuldade em compreender o que se leu. De modo geral, a escola, ao longo dos anos não tem conseguido fazer com que os alunos se interessem pelas atividades de leitura e escrita. Sendo a leitura unidade básica do ensino, aflui como um fator de dificuldade que emperra o processo ensino - aprendizagem. Pretendemos verificar no âmbito escolar, de que forma professores e alunos desenvolvem o projeto de leitura e escrita. Todavia, a pratica de leitura nas salas de aula, a maioria, tem se apresentado distante de uma pratica que promova a formação de leitores críticos participativos. Na realidade, a deficiência na leitura leva todos os anos, um grande numero de repetência, aluno apenas decodificando letras, e que não sabem fazer uma interpretação critica sobre algum texto. No entanto, esta temática deve ser abordada em profundidade, posto que, estamos envolvidos no mundo da leitura desde cedo. Lemos a expressão das pessoas, de um gesto, uma situação, ou seja, o ato de ler vai alem da escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleLeitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13071-
dc.date.accessioned2020-06-30T12:46:51Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T12:46:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectNíveis de leiturapt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectReading Levelspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Kelys Regina Evangelista da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing: ways for the student's autonomy.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Kelys Regina Evangelista da. Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando. 2009. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELYS REGINA EVANGELISTA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfKelys Regina Evangelista da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.