Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13073
Title: Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem.
Other Titles: Assessment: Conceptions and implications in the teaching-learning process.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Geany Inácia dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Fracasso escolar;Prática pedagógica;Learning assessment;School failure;Pedagogical practice
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Geany Inácia dos. Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: 0 presente trabalho tem como objetivo pontuar as principais implicações decorrentes das praticas avaliativas adotadas nas escolas. especial mente nas series iniciais o ensino fundamental, Nesta perspectiva pretende-se mostrar nesta proposta a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem apontando-a sob dois enfoques distintos e divergentes entre si. De um lado a concepção tradicional que prima pela avaliação normativa cujo foco e o produto. Do outro, a concepção construtivista que apregoa a avaliação numa perspectiva formativa e tem como foco o processo e a aprendizagem. Para conhecermos melhor o objeto em estudo, desenvolvemos este trabalho, tomando como amostragem uma turma de 4° ano e cinco professores das series iniciais. Sendo estes, os principais participes das praticas avaliativas nos proporcionaram uma significativa contribuição por meio de depoimentos que posteriormente fora analisados sob a luz do referencial teórico, norteador desta pesquisa. Vale ressaltar que a pesquisa e de natureza bibliográfica e de certo, pretende tentar mais do que explicar sugerir uma mudança de paradigma avaliativo.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Fracasso escolar
Prática pedagógica
Learning assessment
School failure
Pedagogical practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13073
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEANY INÁCIA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfGeany Inácia dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 3.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.