Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, G. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoMesmo percebendo o avanço na educação no que concerne a pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE's), podemos identificar que ha muito a se fazer. Pois durante muito tempo elas ficavam segregadas fora do convívio social, ficando por vezes trancadas em quartos e porões por apresentarem "perigo" as outras pessoas consideradas normais. Por perceber que podemos construir novas praticas de inclusão procuramos identificar como se dava o acesso e a permanência dos PNEE's no ensino normal regular e ainda a formação dos profissionais que os acompanham. Nessa perspectiva utilizamos como principal metodologia o estudo de caso, a observação e questionário para docente. Apos a realização deste trabalho pudemos verificar que as escolas normais ainda não apresentam as condições necessárias para a efetiva inclusa, não apenas na falta de profissionais preparados mas também a falta de recursos pedagógicos. No entanto, podemos caracterizar que o primeiro passo para efetivarmos a inclusão e principalmente desmistificar o preconceito que ainda persiste nos dias atuais e acreditar que todos apresentam condições de desenvolver-se cognitivamente só depende da vontade e esforço dos profissionais que os atendem e acompanham.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleNecessidades educativas especiais: os desafios da inclusão.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074-
dc.date.accessioned2020-06-30T14:53:14Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T14:53:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSíndrome de downpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectNecessidade educativa especialpt_BR
dc.subjectspecial educationpt_BR
dc.subjectDown's syndromept_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectPreconceptionpt_BR
dc.subjectSpecial educational needpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Georgina Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSpecial educational needs: the challenges of inclusion.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Georgina Ferreira. Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. 43f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEORGIANA FERREIRA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfGeorgina Ferreira Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2009.1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.