Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074
Title: Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão.
Other Titles: Special educational needs: the challenges of inclusion.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Georgina Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Educação especial;Síndrome de down;Inclusão escolar;Preconceito;Necessidade educativa especial;special education;Down's syndrome;School inclusion;Preconception;Special educational need
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Georgina Ferreira. Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. 43f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Mesmo percebendo o avanço na educação no que concerne a pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE's), podemos identificar que ha muito a se fazer. Pois durante muito tempo elas ficavam segregadas fora do convívio social, ficando por vezes trancadas em quartos e porões por apresentarem "perigo" as outras pessoas consideradas normais. Por perceber que podemos construir novas praticas de inclusão procuramos identificar como se dava o acesso e a permanência dos PNEE's no ensino normal regular e ainda a formação dos profissionais que os acompanham. Nessa perspectiva utilizamos como principal metodologia o estudo de caso, a observação e questionário para docente. Apos a realização deste trabalho pudemos verificar que as escolas normais ainda não apresentam as condições necessárias para a efetiva inclusa, não apenas na falta de profissionais preparados mas também a falta de recursos pedagógicos. No entanto, podemos caracterizar que o primeiro passo para efetivarmos a inclusão e principalmente desmistificar o preconceito que ainda persiste nos dias atuais e acreditar que todos apresentam condições de desenvolver-se cognitivamente só depende da vontade e esforço dos profissionais que os atendem e acompanham.
Keywords: Educação especial
Síndrome de down
Inclusão escolar
Preconceito
Necessidade educativa especial
special education
Down's syndrome
School inclusion
Preconception
Special educational need
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEORGIANA FERREIRA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfGeorgina Ferreira Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2009.1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.