Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13075
Title: O processo de aquisição da leitura e as dificuldades dos alunos nos anos iniciais.
Other Titles: The process of acquisition of reading and the difficulties of students in the early years.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Tereza Cristina Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Formação de leitores;Leitura - crianças;Dificuldades de leitura;Prática de leitura;Aquisição de leitura;Motivação para a leitura;Interesse pela leitura - crianças;Readers training;Crianças leitoras;Reading - children;Reading difficulties;Reading practice;Acquisition of reading;Motivation for reading;Interest in reading - children
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Tereza Cristina Alves. O processo de aquisição da leitura e as dificuldades dos alunos nos anos iniciais. 2009. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: 0 interesse dos alunos pela leitura e hoje um aspecto preocupante na educação, principalmente nos anos iniciais, pois, neste período de escolarização a criança começa a despertar o seu interesse para ler. A leitura e tão importante para a educação como também para o convívio com o meio social em que vivemos. Neste contexto, a presente monografia que tem por titulo Dificuldades dos alunos no processo inicial de aquisição da leitura nos anos iniciais apresenta como objetivo principal identificar as dificuldades encontradas na aquisição da leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antonio de Sousa Dias, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras - PB, no Sitio Cocos. Nossa perspectiva e de contribuir com ações desenvolvidas pelos professores para que seus alunos possam adquirir a aprendizagem das atividades com mais facilidade. Considerando estas dificuldades e estes problemas, buscamos estudar com determinação investigando as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura e refletindo no que os professores podem fazer para estimular nos alunos o gosto pela leitura, procurando nas teorias que iremos fundamentar neste estudo alguns caminhos que nos proporcionem exercer a prática docente com mais eficácia, contribuindo essencialmente com a formação dos ossos alunos. Os dados dessa monografia serão embasados por diferentes tipos de fontes, como pesquisa bibliográfica e documental. Utilizamos também visitas a escola, questionários e estagio supervisionado.
Keywords: Formação de leitores
Leitura - crianças
Dificuldades de leitura
Prática de leitura
Aquisição de leitura
Motivação para a leitura
Interesse pela leitura - crianças
Readers training
Crianças leitoras
Reading - children
Reading difficulties
Reading practice
Acquisition of reading
Motivation for reading
Interest in reading - children
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13075
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEREZA CRISTINA ALVES SOARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfTereza Cristina Alves Soares. Monografia Pedagogia 20097.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.