Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13077
Title: Prática de auto cuidado na saúde: como identificar essa inter-relação nos processo de ensino aprendizagem.
Other Titles: Prática de autocuidado na saúde: como identificar essa inter-relação nos processo de ensino aprendizagem.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Gercilene da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Educação em saúde;Saúde do corpo;Cuidados com a saúde;Hábitos saudáveis;Saúde e políticas públicas;Saúde na escola;Higiene corporal;Health education;Body's health;Health care;Healthy habits;Health and public policies;Health at school;Body hygiene
Issue Date: 20-Feb-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Gercilene da. Práticas de autocuidado na saúde: como identificar essa inter-relação nos processos de ensino aprendizagem. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Este referido estudo objetivou dá a sua significância ao destacar os temas transversais especificamente a saúde, para ser analisado e implantado nas escolas, tendo como foco principal despertar a conscientização dos educando para o cuidado com a saúde nos seus inúmeros aspectos principalmente a saúde do corpo, enfatizando a necessidade de desenvolver hábitos saudáveis relacionados á higiene dental, corporal e alimentação adequada, visando recuperar a cultura de saúde do aluno para que o mesmo possa cuidar de sua saúde de forma responsável, como também de sua família e da comunidade. Para a efetivação desse estudo foram coletadas informações mediante questionário com perguntas relacionadas a saúde, as atividades acerca do tema foram realizadas no quarto ano na escola estadual coronel Joaquim Matos trabalhar com temas transversais, inclusive a saúde mostrou-se eficaz, como mais um instrumento pedagógico bastante rico para que os educadores tenham mais subsídios e desenvolvam trabalhos educativos em saúde, aplicáveis a realidade do aluno e que os mesmos desenvolvam uma consciência crítica e que construam valores favoráveis à saúde. Dessa forma os educandos terão uma atitude correta aos cuidados com a saúde, e instrumentaliza para a intervenção individual e coletiva sobre os determinantes do processo saúde/doença. Despertar no aluno o respeito e o cuidado com saúde constituem as dimensões mais importantes no processo ensino-aprendizagem que essa análise sirva de estímulo para os educadores darem a devida importância aos temas transversais, e que incorporem a sua prática pedagógica tendo como objetivo o crescimento intelectual do educando.
Keywords: Educação em saúde
Saúde do corpo
Cuidados com a saúde
Hábitos saudáveis
Saúde e políticas públicas
Saúde na escola
Higiene corporal
Health education
Body's health
Health care
Healthy habits
Health and public policies
Health at school
Body hygiene
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13077
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERCILENE DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfGercilene da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.