Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13077
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, G.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoEste referido estudo objetivou dá a sua significância ao destacar os temas transversais especificamente a saúde, para ser analisado e implantado nas escolas, tendo como foco principal despertar a conscientização dos educando para o cuidado com a saúde nos seus inúmeros aspectos principalmente a saúde do corpo, enfatizando a necessidade de desenvolver hábitos saudáveis relacionados á higiene dental, corporal e alimentação adequada, visando recuperar a cultura de saúde do aluno para que o mesmo possa cuidar de sua saúde de forma responsável, como também de sua família e da comunidade. Para a efetivação desse estudo foram coletadas informações mediante questionário com perguntas relacionadas a saúde, as atividades acerca do tema foram realizadas no quarto ano na escola estadual coronel Joaquim Matos trabalhar com temas transversais, inclusive a saúde mostrou-se eficaz, como mais um instrumento pedagógico bastante rico para que os educadores tenham mais subsídios e desenvolvam trabalhos educativos em saúde, aplicáveis a realidade do aluno e que os mesmos desenvolvam uma consciência crítica e que construam valores favoráveis à saúde. Dessa forma os educandos terão uma atitude correta aos cuidados com a saúde, e instrumentaliza para a intervenção individual e coletiva sobre os determinantes do processo saúde/doença. Despertar no aluno o respeito e o cuidado com saúde constituem as dimensões mais importantes no processo ensino-aprendizagem que essa análise sirva de estímulo para os educadores darem a devida importância aos temas transversais, e que incorporem a sua prática pedagógica tendo como objetivo o crescimento intelectual do educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titlePrática de auto cuidado na saúde: como identificar essa inter-relação nos processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2009-02-20-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13077-
dc.date.accessioned2020-06-30T15:39:51Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T15:39:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde do corpopt_BR
dc.subjectCuidados com a saúdept_BR
dc.subjectHábitos saudáveispt_BR
dc.subjectSaúde e políticas públicaspt_BR
dc.subjectSaúde na escolapt_BR
dc.subjectHigiene corporalpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectBody's healthpt_BR
dc.subjectHealth carept_BR
dc.subjectHealthy habitspt_BR
dc.subjectHealth and public policiespt_BR
dc.subjectHealth at schoolpt_BR
dc.subjectBody hygienept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Gercilene da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePrática de autocuidado na saúde: como identificar essa inter-relação nos processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gercilene da. Práticas de autocuidado na saúde: como identificar essa inter-relação nos processos de ensino aprendizagem. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERCILENE DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfGercilene da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.