Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13080
Title: Experiências de leitura com alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Other Titles: Reading experiences with 5th grade elementary school students.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Zenilda Abrantes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Risomar Alves do.
Keywords: Hábito da leitura - crianças;Ensino de leitura;Leitura - crianças;Interesse pela leitura - crianças;Processo de ensino-aprendizagem;Problemas de aprendizagem;Motivação para a leitura;Reading habit - children;Reading teaching;Interest in reading - children;Teaching-learning process;Learning problems;Motivation for reading
Issue Date: 27-Feb-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Zenilda Abrantes de. Experiências de leitura com alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2009. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo que tem como tema "Experiencias de leitura com alunos do 5° ano do ensino fundamental teve como objetivo percebermos que a leitura e um caminho para despertar a consciência critica, E para isso deve ser motivadora para que se tenha pratica em realizar a leitura no dia-a-dia utilizando diversos gêneros textuais e sempre procurando o lúdico para se ter prazer em obter conhecimentos. Dessa forma, através dos problemas apresentados no processo de ensino aprendizagem da leitura buscamos através de pesquisas, basearmos em alguns autores, investigando a respeito de como despertar o interesse dos educandos pelo hábito de leitura. Nesse intuito, iniciamos relatando sobre o papel da leitura no processo de ensino aprendizagem dos alunos diante a temática estudada, observando os problemas mais apresentados em sala de aula a respeito da dificuldade da leitura. Assim a partir do exposto tentamos alcançar e solucionar alguns problemas vistos em sala de aula. Logo em sequencia, para aprofundarmos nosso trabalho lemos alguns livros para adquirirmos mais conhecimento e fundamentarmos nosso referencial teórico. Já na metodologia, usamos alguns procedimentos que utilizamos na realização de atividade de leituras e por ultimo analisamos os dados dessas atividades feitas. Sem falar, que como parte final fizemos uma analise do estagio realizado na escola Galdino Pires ferreira, observando o que vimos na sala de aula. E por fim, as considerações finais dando nossa opinião e entendimento geral do trabalho desenvolvido.
Keywords: Hábito da leitura - crianças
Ensino de leitura
Leitura - crianças
Interesse pela leitura - crianças
Processo de ensino-aprendizagem
Problemas de aprendizagem
Motivação para a leitura
Reading habit - children
Reading teaching
Interest in reading - children
Teaching-learning process
Learning problems
Motivation for reading
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13080
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZENILDA ABRANTES DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfZenilda Abrantes de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2009.3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.