Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13082
Title: A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.
Other Titles: Children's literature and its possible contributions to the formation of readers.
???metadata.dc.creator???: CAROLINO, Zaíra de Aquino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Literatura infantil;Children's literature;Formação de leitores;Leitura - crianças;Interesse pela leitura - crianças;Educadores e formação de leitores;Escola e leitura;Educando e leitura;Children's literature;Children's literature;Readers training;Educators and training of readers;Pesquisa Ação
Issue Date: 20-Feb-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAROLINO, Zaíra de Aquino. A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico e uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande; Campus de Cajazeiras. Neste tecemos reflexões sobre Literatura Infantil na formação de leitores. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras - PB, a qual foi realizada no ultimo período do curso de Pedagogia e teve como objetivos identificar e analisar a Literatura Infantil e suas contribuições para a formação de leitores; as dificuldades que os educadores encontram em se trabalhar com a mesma; identificar o significado que os educando tem sobre a mesma e analisar a metodologia de leitura em sala de aula. O interesse pela pesquisa deu-se a partir do momento que passamos a nos deparar com problemas de não gosto pela leitura nos adultos, alegando não terem recebido um incentivo quando crianças, uma formação adequada. Dessa forma, com este trabalho pretende-se implantar projetos de leitura em sala de aula, juntamente com a aplicação da Literatura Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, ambas de cunho qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários para os educadores e gestores, e questionários e entrevistas para os educando. Busca-se-a contribuir com este trabalho para a orientação de quem faca sua leitura, em prol de uma sociedade de leitores efetivamente ativos.
Keywords: Literatura infantil
Children's literature
Formação de leitores
Leitura - crianças
Interesse pela leitura - crianças
Educadores e formação de leitores
Escola e leitura
Educando e leitura
Children's literature
Children's literature
Readers training
Educators and training of readers
Pesquisa Ação
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13082
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZAÍRA DE AQUINO CAROLINO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfZaíra de Aquino Carolino. Monografia Pedagogia. CFP 20092.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.