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dc.creator.IDSEVERO, J. L. R. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1461468952362951pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, L. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813864142204954pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico se orienta pela perspectiva de apresentar o processo de constituição teórico-metodológica e execução de uma pesquisa de campo que teve como objetivo principal investigar a inserção dos Direitos Humanos (DH) enquanto conteúdo conceitual e parâmetro metodológico nas praticas de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desdobrados da investigação condutora, buscou-se efetivar os objetivos de: (a) verificar o conhecimento que alunos do ensino fundamental tem assimilado acerca de conteúdos correlatos aos direitos humanos; (b) compreender como se processam as relações interpessoais desses sujeitos a partir da presença/ausência dos direitos humanos, enquanto parâmetro de convivência coletiva no contexto das violências; (c) analisar as possibilidades de inserção do conteúdo conceitual referente ao campo dos direitos humanos no currículo escolar para o ensino fundamental; (d) investigar as metodologias didático-pedagógicas nas quais os direitos humanos se condensem como parâmetro de execução. A coleta de dados se deu por intermédio de uma pesquisa-ação que integrou as técnicas de aplicação de questionário semi estruturado a alunos do 5° ano de uma escola publica no município de Cajazeiras - PB, e a observação participante em dois estágios subsequentes: sondagem inicial e execução de um programa de intervenção docente executado ao longo de 20 (vinte) dias no contexto locus da pesquisa. Em relação ao primeiro estagio, observou-se que as representações dos DH pelos sujeitos pesquisados, identificadas através do questionário semi-estruturado, apresentam um grau acentuado de incipiência, quando da indiferenciado entre direito e dever. Os sujeitos declararam ter praticado praticas de violência retaliativa, o que proporcionou uma primeira aproximação com a realidade das praticas cotidianas as quais vivenciam, E no ritmo cotidiano das vivências escolares que os sujeitos expressam com maior naturalidade suas crenças, motivações e sentidos manifestados nos comportamentos praticados através da linguagem corporal, da verbalização, dos afetos e desafetos, das possibilidades de aproximação entre os pares, enfim, dos elementos constitutivos da dinâmica inter-relacional que marca o ambiente de aprendizagens escolares. Por intermédio do Programa de Intervenção de Educação em Direitos Humanos, foram realizadas e investigadas atividades para estudos inter transdisciplinares de temáticas concementes ao campo dos DH, desenvolvimento de dinâmicas e jogos coletivos nos quais se oportunizou a aquisição de conhecimentos e valores que expressem os paradigmas dos DH, e execução de Atos de Formação e procedimentos didático metodológicos (planejamento e avaliação educacionais) das diversas áreas disciplinares do currículo escolar. Os resultados indicam que a significação positiva dos DH acontece quando o sujeito percebe a vinculação entre os princípios que perpassam estes direitos com o entorno sócio-cultural no qual esta inserido e representa possibilidades de cidadania e emancipação humana face as situações de violação de direitos as quais estio expostos, resultando no estabelecimento de um compromisso conjunto e vontade politica de mudança social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos: fundamentos pedagógicos e estatutos da cidadania no espaço escolar.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13085-
dc.date.accessioned2020-06-30T17:33:39Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T17:33:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação-direitos humanospt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectEducação em direitos humanospt_BR
dc.subjectEducation-human rightspt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectInternational relationspt_BR
dc.subjectHuman rights educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSEVERO, José Leonardo Rolim de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHuman rights education: pedagogical foundations and statutes of citizenship in the school space.pt_BR
dc.identifier.citationSEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação em direitos humanos: fundamentos pedagógicos e estatutos da cidadania no espaço escolar. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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