Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13094
Title: Um estudo da literatura na escola: análise das práticas de educadores e educandos.
Other Titles: A study of literature at school: analysis of the practices of educators and students.
???metadata.dc.creator???: MARQUES, Lenilda Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Leitura infantil;Prática de leitura;Literatura na escola;Child reading;Reading practice;Literature at school
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARQUES, Lenilda Soares. Um estudo da literatura na escola: análise das práticas de educadores e educandos. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa trata da temática "Literatura infantil", intitulada de "Um estudo da literatura infantil na escola: Análise das práticas de educadores e educandos". O estudo aqui apresentado tem como objetivo principal pesquisar a efetivação do ensino de literatura infantil na escola. Para tanto realizarmos um percurso metodológico pautado na pesquisa "estudo de caso" na qual fizemos uso de instrumentos como observação e questionário, deste modo a presente proposta dividi-se em quatro capítulos, breve histórico que vai deste de o surgimento da literatura infantil no seculo XVII ate sua chegada no Brasil, a conceituação do termo e arte de narrar e representar historias, ainda buscamos analisar como esta acontece no ambiente escolar, na própria sala de aula e como deveria ser trabalhado conforme os PCNS. Na tentava de conhecer mais sobre esta modalidade textual, optamos por fazer uma exploração de alguns de seus gêneros e suas origens, elencando os mais conhecidos pelo publico infantil como: a poesia, o conto, a fabula e as lendas e finalmente a parte pratica desta, momento em que fomos a campo, objetivando vivenciar e fundamentar o estudo na pratica cotidiana. Esperamos que este trabalho venha a contribuir para o despertar da pratica diária de leitura partindo de textos literários desenvolvendo nos sujeitos do ato educativo o prazer de ler.
Keywords: Leitura infantil
Prática de leitura
Literatura na escola
Child reading
Reading practice
Literature at school
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13094
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LENILDA SOARES MARQUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfLenilda Soares Marques. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 3.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.