Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, L. M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885903292497959pt_BR
dc.description.resumoA avaliação escolar continua a ser considerada um processo complexo e, por isso, passível de varias reflexões. Este estudo compõe-se de uma pesquisa bibliográfica referente ao tema avaliação escolar que tem por objetivo responder a uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica avaliativa na escola. Para tanto, foram utilizados a observação em sala de aula e aplicação de dois questionários: um direcionado aos professores, constituído de oito questões e outro direcionado aos alunos do quarto ano, constituído de quatro quesitos. Para a analise das respostas obtidas, foram utilizadas informações acerca de conceitos e perspectivas existentes a luz de teóricos como Luckesi (2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros que se dedicaram a esta causa. As teorias destes autores mostram caminhos para esclarecimentos das demandas que permeiam os estudos sobre a avaliação escolar numa perspectiva transformadora dos métodos avaliativos. Conferir somente a escola o papel e a responsabilidade, culpando-a pelos tropeços do processo avaliativo e acreditar que a educação esta desvinculada do ambiente social. Nesta perspectiva, considera-se de grande relevância a pratica em sala de aula das teorias sobre a avaliação em sala de aula, para que se tome possível os educadores espalharem frutos que terão como consequência maiores conhecimentos e melhor aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2009-02-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095-
dc.date.accessioned2020-06-30T18:49:59Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-30T18:49:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagem educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPrática avaliativapt_BR
dc.subjectEducational learningpt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectEvaluative practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Ligia Maria Beserra de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of learning in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ligia Maria Beserra Lima de. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIGIA MARIA BESERRA LIMA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfLigia Maria Beserra Lima de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.