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dc.creator.IDSANTOS, A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902586253560405pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico e uma exigência do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tecemos reflexões sobre a Lei 10639/03 que altera a LDB (Let de Diretrizes e Bases da Educação) tornando obrigatório o Ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Profissional Monte Carmelo em Cajazeiras- PB, no período de outubro de 2006 a setembro de 2007. Teve como objetivos discutir o preconceito racial para com o africano e afro-descendentes presente na sociedade, em particular na escola; identificar o preconceito e a discriminação racial expressos nas relações dos agentes educativos da escote; identificar aspectos implícitos e explícitos vinculados ao preconceito racial e ainda analisar a importância da lei 10639/03 no currículo, entendendo este como objeto de construção social. O interesse em discutir as relações étnico - raciais deu-se devido ao processo de resgate / construção da identidade negra, e de inclusão deste grupo nos debates e politicas da Universidade e do currículo escolar. E ainda, em vista de uma nova concepção de sociedade inclusiva que esta sendo gestada no inicio deste milênio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação ambas com caráter quati-qualitativo.Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, questionários, entrevistas e grupo focal. Contribuir-se- a com esse trabalho no âmbito da universidade e da escola, com a quebra do silencio sobre as praticas e as atitudes racistas e discriminatórias para com crianças e adolescentes negros e negras, com a criação de um espaço para que essas crianças e adolescentes possam se expressar com liberdade e respeito, com o levantamento de questões reflexivas referentes a esta problemática com a produção teórica sobre o racismo, identidades e relações étnico-raciais e com a desmistificação de ideologias curriculares andro-eurocêntricas nas concepções históricas que são pressupostos a implantação da Lei 10639/03 no currículo escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRacismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.pt_BR
dc.date.issued2007-11-08-
dc.description.abstractThis monographic work is a requirement of the Full Degree course in Pedagogy of the Federal University of Campina Grande. We weave reflections on Law 10639/03 amending the LDB (Let of Education Guidelines and Bases) making the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory. THE research registered in this monograph was developed at Escola Profissional Monte Carmelo in Cajazeiras- PB, from October 2006 to September 2007. It aimed to discuss racial prejudice towards the African and Afro-descendants present in society, in particular at school; identify prejudice and racial discrimination expressed in the relationships of agents educational activities; identify implicit and explicit aspects linked to the racial prejudice and still analyze the importance of law 10639/03 in the curriculum, understanding this as an object of social construction. The interest in discussing the ethnic - racial relations occurred due to the process of rescue / construction of black identity, and inclusion of this group in the debates and policies of the University and school curriculum. And yet, in view of a new conception inclusive society that is being created at the beginning of this millennium. THE methodology used was bibliographic research and action research both with qualitative character.The data collection instruments were the participant observation, questionnaires, interviews and focus group. It will contribute with this work at the university and school level, with the breaking of the silence about racist and discriminatory practices and attitudes towards black and black children and adolescents, with the creation of a space for that these children and adolescents can express themselves freely and respect, with the raising of reflective questions regarding this problematic with theoretical production on racism, identities and relationships ethnic-racial and demystifying curricular ideologies andro-eurocentric concepts in historical conceptions that are presupposed to implantation of Law 10639/03 in the school curriculum.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096-
dc.date.accessioned2020-06-30T19:36:50Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T19:36:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectRacismo na escolapt_BR
dc.subjectDescriminação étnico - racialpt_BR
dc.subjectExclusão racial na escolapt_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.subjectRacism at schoolpt_BR
dc.subjectEthnic - racial discriminationpt_BR
dc.subjectRacial exclusion in schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Adenice Guilherme dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRacism, Afro-descent and the importance of law 10639/03.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Adenice Guilherme dos. Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. 2007. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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ADENICE GUILHERME DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA.2007.pdfAdenice Guilherme dos Santos. Monografia Pedagogia.2007.7.93 MBAdobe PDFView/Open


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