Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Elzanir dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308741288364583pt_BR
dc.description.resumoFrente a realidade das escolas públicas, e em particular da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Acadêmico Francisco Vidal de Moura, localizada na cidade de Serra Grande- Paraíba, percebemos inúmeras dificuldades, sobretudo nos aspectos referentes à leitura e à escrita. Buscamos identificar e analisar com maior profundidade as dificuldades das professoras no processo de ensino da leitura e da escrita, a partir de então formulamos como questão central: por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental? As dificuldades que as professoras enfrentam em relação ao ensino da leitura e da escrita podem estar vinculadas a falta de incentivo dos pais, pouco interesse dos alunos, turmas numerosas, como também a má formação do professor. Optamos pelo tema leitura e escrita, pela sua relevância social e cultural, uma vez que constitui um processo de vital importância na construção de sujeitos críticos e autônomos para atuar na vida pública e, consequentemente , por ampliar os conhecimentos, desenvolvendo pensamento lógico e acima de tudo, por termos interesse especial em desenvolvermos uma proposta de trabalho que possibilitasse uma reflexão sobre o tema de modo a construirmos de alguma forma para redimensionamento de práticas de ensino da leitura e escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLeitura e escrita na escola: ainda um desafio.pt_BR
dc.date.issued2004-
dc.description.abstractFacing the reality of public schools, and in particular the Municipal School of Early Childhood Education and Academic Elementary Francisco Vidal de Moura, located in the city of Serra Grande-Paraíba, we noticed numerous difficulties, especially in aspects related to reading and writing. We seek to identify and analyze in greater depth the difficulties of teachers in the process of teaching reading and writing, from then on we formulated as a central question: why do teachers experience difficulties in working with reading and writing in the initial grades of elementary school? The difficulties that teachers face in relation to the teaching of reading and writing may be linked to lack of encouragement from parents, little interest from students, large classes, as well as poor teacher training. We opted for the theme of reading and writing, for its social and cultural relevance, since it constitutes a process of vital importance in the construction of critical and autonomous subjects to act in public life and, consequently, for expanding knowledge, developing logical thinking and above all. all, because we have a special interest in developing a work proposal that would allow a reflection on the theme in order to build in some way to resize reading and writing teaching practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13098-
dc.date.accessioned2020-06-30T21:37:48Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T21:37:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escrita- ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensino- leitura e escritapt_BR
dc.subjectReading and writing - teachingpt_BR
dc.subjectTeaching-reading and writing practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Francisca das Chagas de.-
dc.creatorSOUSA, Luzenira Duarte de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing at school: still a challenge.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Francisca das Chagas de; SOUSA, Luzenira Duarte de. Leitura e escrita na escola: ainda um desafio. 2004. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA DAS CHAGAS DE SOUZA; LUZENIRA DUARTE DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2004.pdfFrancisca das Chagas de Souza; Luzenira Duarte de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2004.4.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.