Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13099
Title: | O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. |
Other Titles: | The process of teaching reading and writing in the early grades of elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | FERREIRA, Francisca Leite. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTOS, Elzanir dos. |
Keywords: | Leitura;Escrita;Ensino fundamental;Reading;Writing;Elementary School |
Issue Date: | Sep-2004 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FERREIRA, Francisca Leite. O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2004. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O que motivou a realizar o presente estudo foi a constatação, através de minha vivência como professora, das dificuldades que nossos alunos enfrentam para aprender a ler e escrever, como também pode perceber através do diálogo com colegas docentes uma certa dificuldade em relação ao ensino da leitura e da escrita. Percebi a importância de estudar a temática de ensino da leitura e da escrita, porque através da mesma estamos trabalhando a consciência de nossos alunos, estamos construindo alunos que tenham pleno conhecimento do mundo e da linguagem. Este trabalho teve como objetivo de encontrar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores., irei analisar o processo de ensino da leitura e da escrita, com professores do ensino da leitura, com professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mariano Thomaz, da cidade de São José de Caiana no Estado da Paraíba. Como objetivo específico, refletir acerca das possíveis dificuldades vivenciadas pelos professores no processo de ensino de leitura e escrita, investigara a metodologia desenvolvida no ensino da leitura e escrita e analisar como os professores definem a leitura e a escrita. |
Abstract: | What motivated us to carry out the present study was the observation, through my experience as a teacher, of the difficulties that our students face in learning to read and write, as they can also perceive through the dialogue with fellow teachers a certain difficulty in relation to the teaching of reading and writing. I realized the importance of studying the theme of teaching reading and writing, because through it we are working on the conscience of our students, we are building students who have full knowledge of the world and language. This work aimed to find the main difficulties faced by teachers., I will analyze the process of teaching reading and writing, with teachers of reading teaching, with teachers of the Elementary School of the Municipal School Mariano Thomaz, in the city of São José of Caiana in the State of Paraíba. As a specific objective, to reflect on the possible difficulties experienced by teachers in the process of teaching reading and writing, investigating the methodology developed in teaching reading and writing and analyzing how teachers define reading and writing. |
Keywords: | Leitura Escrita Ensino fundamental Reading Writing Elementary School |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13099 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA LEITE FERREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2004.pdf | Francisca Leite Ferreira. Monografia Pedagogia. CFP 2004. | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.