Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Elzanir dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308741288364583pt_BR
dc.description.resumoO planejamento escolar é entendido como uma atividade que supõe o conhecimento de dinâmica do processo- ensino- aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. É preciso pensar o planejamento como um guia, como um instrumento norteador que requer muitas habilidades, dentre as quais a consciência humilde de saber que precisamos uns dos outros. O planejamento pressupõe a constante revisão e reflexão das propostas e ações, devendo ser flexível, o que implica um trabalho de organização por parte do educador. Planejar é uma atividade primordial para o enriquecimento do processo didático e metodológico da prática docente. Em visita a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Leite em Conceição-PB, através de conversas informais com as professoras, percebi as dificuldades que estas encontravam durante a atividade de planejar. O desenvolvimento educacional deve ser desenvolvido de forma a contribuir no processo ensino-aprendizagem pois, trata-se de um assunto que deve estar sempre presente na ação docente e faz parte da reflexão cotidiana do educador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO planejamento escolar participativo.pt_BR
dc.date.issued2004-
dc.description.abstractSchool planning is understood as an activity that assumes the knowledge of the dynamics of the teaching-learning process and the external conditions that determine its effectiveness. It is necessary to think of planning as a guide, as a guiding instrument that requires many skills, including the humble awareness of knowing that we need each other. Planning presupposes the constant review and reflection of proposals and actions, and must be flexible, which implies organizational work on the part of the educator. Planning is a fundamental activity for the enrichment of the didactic and methodological process of teaching practice. Visiting the José Leite State Elementary School in Conceição-PB, through informal conversations with the teachers, I realized the difficulties they encountered during the planning activity. Educational development must be developed in order to contribute to the teaching-learning process, as it is a subject that must always be present in the teaching action and is part of the educator's daily reflection.  pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100-
dc.date.accessioned2020-06-30T22:35:01Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T22:35:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlanejamento escolarpt_BR
dc.subjectSchool planningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARTILDES, Maria Célia Ramalho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeParticipatory school planning.pt_BR
dc.identifier.citationMARTILDES, Maria Célia Ramalho. O planejamento escolar participativo. 2004. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CÉLIA RAMALHO MARTILDES. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 2004.pdfMaria Célia Ramalho Martildes. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 2004.1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.