Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13105
Title: O papel da escola no processo de formação de alunos telespectadores.
Other Titles: The role of the school in the training process of student viewers.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Adna Souza de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
Keywords: Tecnologia educacional;Mídia televisiva;Ideologia midiática;TV - mediação pedagógica;Pratica de ensino - recursos tecnológicos;Alunos telespectadores;Educational technology;Television media;Mediatic ideology;TV - pedagogical mediation;Teaching practice - technological resources;Students viewers
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Adna Souza de. O papel da escola no processo de formação de alunos telespectadores. 2007. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: A televisão tem expandido sua cultura através do seu poder de penetração em todos os ângulos da vida em sociedade. Considera-se que, num pais como o Brasil de hoje, a televisão e o Meio de Comunicação de Massa que tem mais condições de promover a socialização do conhecimento, dispensando muitas vezes, a realização da leitura para ter acesso a informações que, sem este veiculo, seria somente privilegio de poucos. E de nosso interesse, compreender melhor, através das investigações teóricas e de campo, alguns elementos que caracterizam os "efeitos midiáticos", procedentes do poder de designação da mídia televisiva sobre crianças e jovens. Nesse contexto, preocupamo-nos com o privilegio dado pela televisão, ao entretenimento e a produção de recortes bastante redutivos da realidade conforme as representações dominantes, que envolve a impossibilidade de se tomar um veiculo democrático de educação e conscientização das massas.
Abstract: Television has expanded its culture through its power to penetrate all angles of life in society. It is considered that, in a country like Brazil today, the television and the Mass Media that is best able to promote socialization of knowledge, often dispensing with reading to have access to information that, without this vehicle, would be the privilege of only a few. And in our interest, to better understand, through theoretical and field investigations, some elements that characterize the "media effects", coming from the power of designation of television media about children and youth. In this context, we are concerned with the privilege given by television, entertainment and the production of clippings of reality according to the dominant representations, which involves the impossibility of becoming a democratic vehicle for education and awareness of pastas.
Keywords: Tecnologia educacional
Mídia televisiva
Ideologia midiática
TV - mediação pedagógica
Pratica de ensino - recursos tecnológicos
Alunos telespectadores
Educational technology
Television media
Mediatic ideology
TV - pedagogical mediation
Teaching practice - technological resources
Students viewers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13105
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADNA SOUZA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA EM PEDAGOGIA 2007.pdfAdna Souza de Oliveira. Monografia pedagogia.2007.6.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.