Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13106
Title: As TICs no ensino da Sociologia: da formação docente à sala de aula.
Other Titles: Information and Communication Technologies in the teaching of Sociology: from teacher training to the classroom.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Eleordano Bruno de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Keywords: Ensino de sociologia - ensino médio;Metodologias de ensino de Sociologia;Formação docente - sociologia;Tecnologias aplicadas ao ensino de Sociologia;Tecnologias da Informação e Comunicação;Guia tecnológico - sociologia;Sociology Teaching - high school;Sociology teaching methodologies;Teacher training - sociology;Technologies applied to the teaching of Sociology
Issue Date: 12-May-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Eleordano Bruno de Medeiros. As TICs no ensino da Sociologia: da formação docente à sala de aula. 2020. 149f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13106
???metadata.dc.description.resumo???: No decorrer da história, o desenvolvimento tecnológico sempre transformou a sociedade, e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) desde o seu surgimento na metade da década de 1970 – no contexto da Terceira Revolução Industrial e Revolução Informacional – exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos. Ao levantar esse tema de discussão, o presente estudo traz questões e apresenta a correlação entre a Educação, Formação de Professores e o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), abordando a realidade de professores de Sociologia de três municípios paraibanos. Buscando responder fundamentalmente a seguinte questão: Qual contribuição a formação docente traz para o uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem da Sociologia? Como também a outras questões que surgiram no decorrer da pesquisa, buscando descrever os desafios enfrentados no fazer pedagógico no que se refere ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula e como os professores se situam em suas práticas. De forma que, ao analisar esta realidade com base em conceitos como “Cibercultura”, “Educomunicação”, entre outros, seja possível compreender o uso das TICs como ferramenta auxiliar no desenvolvimento da prática pedagógica da educação básica pública, sobretudo na disciplina de Sociologia. Metodologicamente traz uma abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado e o método de análise interpretativa. Como sujeitos da pesquisa são apresentados professores de Sociologia do Ensino Médio de três municípios paraibanos (Patos, Sumé e Monteiro). Levando em conta que na pesquisa qualitativa estuda-se um determinado fenômeno no seu contexto natural relacionado ao seu objeto (Günther, 2006), ressaltamos que nosso objeto é o uso das TICs como recurso didático. Vale ressaltar que há um consenso quanto ao impacto positivo de formar professores para uso das tecnologias; não deixando de observar o potencial desafiador que ainda é o seu uso no contexto escolar. Desta forma, a presente pesquisa buscou ainda, apontar os processos de formação inicial e continuada para utilizar as TICs em sala de aula como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, bem como as dinâmicas que fazem parte da prática docente com o uso dessas tecnologias através da criação de um Guia Tecnológico. Por fim, chega-se à conclusão que o processo de formação de professores deve seguir um caminho que saia da teoria para a prática, da necessidade de concretizar projetos e políticas de formação profissional que de fato sejam efetivas na construção desse profissional.
Abstract: During the whole history, the technologic development has always transformed the society, and the Information and Communication Technologic (ICTs), since their beginning, in the middle of 1970 – during The Third Industrial Revolution and the Digital Revolution – they have a very important role on the way we communicate, learn and live. The present capstone brings thoughts and also presents the co-relation between Education, Teacher Training, and the access to the Information and Communication Technology, regarding the reality of Sociology’s teachers in three towns in Paraiba state. Seeking to answer the following question: What kind of contribution the professionals bring to the use of ICTs to the process of teaching and learning Sociology? Also, other types of questions come up during the research process, intending to describe the challenges faced on the teaching process regarding the use of Information and Communication Technology in the classroom and how teachers use it in their practice. So that, when we analyze the reality based on the concepts as “Cyberculture”, “Educomunication”, and others, it is possible to understand the use of the ICT as a helpful tool on the pedagogic practice on the public basic education, especially on Sociology class. Methodologically, in this capstone it was used a quality approach and, as a data collection instrument, it was used a semi-structured questioner and the interpretative analysis method. Teachers of Sociology at the High School level on three towns in Paraiba state (Patos, Sumé, and Monteiro) were used as the main subjects for this research. Considering the quality research studies one specific phenomenon in its natural environment relating to its object (Günther, 2006), we emphasize that our object is the use of ICT as a didact resource. It is, also, valid to emphasize there is an agreement about the positive impact of training teachers to be able to use the technologies; remembering always there are potential challenges of using it on the school environment. Thus, the present capstone also looked for pointing out to the processes of the initial and continued training to use the ICT in the classroom as a secondary tool on the teaching-learning process, and also considering the dynamics that are part of the practice through a Technologic Guide. The conclusion is that the teacher’s training process needs to move from a theorical to the practical path and also the need of making happen projects and rules to the professional’s trainee that, indeed, are effective.
Keywords: Ensino de sociologia - ensino médio
Metodologias de ensino de Sociologia
Formação docente - sociologia
Tecnologias aplicadas ao ensino de Sociologia
Tecnologias da Informação e Comunicação
Guia tecnológico - sociologia
Sociology Teaching - high school
Sociology teaching methodologies
Teacher training - sociology
Technologies applied to the teaching of Sociology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13106
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELEORDANO BRUNO DE MEDEIROS SOARES - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfEleordano Bruno de Medeiros Soares - Dissertação PROFSOCIO CDSA 202037.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.