Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13107
Title: Dislexia e aprendizagem.
Other Titles: Dyslexia and learning.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Maria Aparecida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Dislexia;Aprendizagem;Leitura e escrita - disléxicos;Dyslexia;Learning;Reading and writing - dyslexics
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Maria Aparecida. Dislexia e aprendizagem. 2009. 22f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda questões relacionadas a dislexia e a aprendizagem. O objetivo desta pesquisa e compreender o posicionamento dos autores sobre a dislexia e entender o processo de aprendizagem dos disléxicos através da bibliografia consultada. O procedimento metodológico utilizados foi a pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro tematizando acerca da abordagem do processo da leitura e escrita dos disléxicos. O estudo tornou por referenda os estudos de Braggio (2008), Cool (2004), Vance (2004), entre outros. Os resultados obtidos indicam que os disléxicos apresentam dificuldades de compreensão e de escrita, haja vista suas dificuldades para o reconhecimento de letras. O processo fonológico apresenta dificuldades marcantes. Quando a dislexia e descoberta cedo ira permitir ao disléxico maior chance de aprender e lidar com suas limitações. A inserção do portador de dislexia nas escolas e garantida por lei assim como as condições adequadas para o seu desenvolvimento cognitivo e social.
Keywords: Dislexia
Aprendizagem
Leitura e escrita - disléxicos
Dyslexia
Learning
Reading and writing - dyslexics
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13107
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA MARTINS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfMaria Aparecida Martins. Monografia Pedagogia. CFP 2009.1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.