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dc.creator.IDLOURENÇO, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8682676938100552pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Andréa Carla Lima.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, A. C. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2045007192282761pt_BR
dc.contributor.advisor-co1FEITOSA, Patrícia Hermínio Cunha.-
dc.contributor.advisor-co1IDFEITOSA, P. H. C.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8276706034302451pt_BR
dc.contributor.referee1CRUZ, Walter Santa.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Valterlin da Silva.-
dc.description.resumoO crescimento desordenado das cidades brasileiras associada à falta de aplicação das políticas nacionais e carência de planejamento na prestação dos serviços de saneamento básico nos municípios, fragilizam a sustentabilidade de um serviço de coleta e transporte de qualidade a ser ofertado pela gestão municipal. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência dos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e comerciais em centros urbanos a partir da otimização de rotas, tomando como base de estudo, os bairros Liberdade e Jeremias. A metodologia deste estudo consiste em utilizar técnicas matemáticas por meio de um algoritmo que é integrado a um software roteirizador, que define a melhor rota, segundo a variável que se quer otimizar; sendo utilizadas nesta pesquisa as variáveis distância, tempo de viagem, topografia e intensidade de tráfego de veículos. Os resultados encontrados reforçam a ideia de que a rota atual de coleta de resíduos necessita de melhor planejamento e de melhorias e que as variáveis da topografia são um aspecto importante a ser considerado. Com a adoção das rotas otimizadas, em detrimento da rota atual de coleta, a empresa responsável pela prestação do serviço poderia ser mais eficiente, realizando a mesma atividade em menor tempo e ainda economizar recursos necessários para a prestação do serviço. Desta forma, com a aplicação dos resultados na prática, a empresa poderia economizar, anualmente, mais de R$ 15.000,00, apenas utilizando as rotas otimizadas para os dois bairros avaliados. Ao expandir esta análise para toda a cidade, os resultados podem chegar a elevadas reduções de custos anuais e tais economias financeiras podem ser redirecionadas para a melhoria do próprio sistema de gerenciamento de resíduos sólidos da cidade, inclusive voltado às ações de coleta seletiva, que ainda é tão incipiente em Campina Grande.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariapt_BR
dc.subject.cnpqSaneamento Ambientalpt_BR
dc.titleOtimização de rotas de coleta de resíduos sólidos em uma área urbana: o caso da cidade de Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2016-08-29-
dc.description.abstractThe disorderly growth of Brazilian cities, associated with the lack of implementation of policies and the lack of planning in the provision of basic sanitation services in municipalities, the sustainability of a quality collection and transportation service is a municipal management service. The objective of this work is to evaluate the efficiency of solid and commercial solid waste collection and transportation services in urban centers, based on the optimization of routes, based on the study of Liberdade and Jeremias neighborhoods. The methodology of this study consists in using mathematical techniques by means of an algorithm that is integrated in a routing software, which defines a better route, according to the variable to be optimized; Being used in the research as variables of speed, travel time, topography and traffic intensity of vehicles. The results reflect an idea that the current rotation of waste collection needs better planning and improvements and that topography variables are an important aspect to be considered. With the adoption of optimized routes, in detriment of the current route of collection, a company responsible for providing the service could be more efficient, performing the same activity in a shorter time and still save the resources needed for a service rendering. In this way, with an application of the results in practice, a company could save annually more than R $ 15,000.00, only using as optimized routes for the two evaluated neighborhoods. By expanding this city-wide analysis, results are available at high annual cost reductions, and such financial savings can be redirected to an improvement in the city's own solid waste management system, including targeted selective collection actions, which It's so incipient in Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1310-
dc.date.accessioned2018-08-01T12:51:34Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T12:51:34Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subjectOtimização de Rotaspt_BR
dc.subjectCustos de Transportept_BR
dc.subjectResíduos Sólidos Domiciliares - Transportept_BR
dc.subjectResíduos Sólidos – Campina Grande (PB)pt_BR
dc.subjectSolid Wastept_BR
dc.subjectRoute Optimizationpt_BR
dc.subjectTransportation Costspt_BR
dc.subjectResidential Solid Waste - Transportationpt_BR
dc.subjectSolid Waste - Campina Grande (PB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOURENÇO, Dyego Assis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationLOURENÇO, D. A. Otimização de rotas de coleta de resíduos sólidos em uma área urbana: o caso da cidade de Campina Grande-PB. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1310pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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DYEGO ASSIS LOURENÇO - DISSERTAÇÃO (PPGECA) 2016.pdfDiego de Assis Lourenço - Dissertação PPGECA CTRN 20161.34 MBAdobe PDFView/Open


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