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dc.creator.IDMACIEL, R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoO referido trabalho cientifico objetivou mostrar a relevância do terna "Indisciplina na escola: limites ou liberdade", a ser discutido e trabalhado na escola, possibilitando formar cidadãos que possam desenvolver seu caráter critico e ao mesmo tempo exigindo dos educandos criatividade, flexibilidade, escuta e acima de tudo limites. Antes a tarefa de educar era (ao menos aparentemente) mais simples, pela existência de regras rígidas, quase dogmáticas. Com o decorrer dos anos, a globalização, o avanço da tecnologia, o amplo acesso a cultura, e diante de uma grande massa de informação sobre o processo educativo, educar torna-se um ato mais complexo, e a teoria se toma cada vez mais distante da realidade familiar e educacional. Pais e educadores por confusão ou insegurança, são levados a posições excessivamente, liberais, mescladas de culpa ao tentarem impor limites aos filhos e alunos. Isso resulta muitas vezes, era uma completa ausência de autoridade, já que educar implica sempre, em menor ou maior grau, a necessidade de impor limites, mediante regras básicas claramente estabelecidas. Nessas inversões de papeis, o autoritarismo e tirania dos pais e professores cedem lugar ao autoritarismo a tirania dos filhos e alunos. O dialogo, o respeito, o companheirismo e a comunicação verdadeira são essenciais para o desenvolvimento, assim como o limite e a disciplina. As regras justas são de uma ajuda indispensável. Regras justas, e não regras inflexíveis, já que a agressividade e o autoritarismo podem gerar rancores, hostilidade, sentimentos de rejeição e rebeldia. Só se educa aquele que não se tem necessidade de dominar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleIndisciplina na escola: limites ou liberdades.pt_BR
dc.date.issued2009-02-20-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13113-
dc.date.accessioned2020-07-02T10:51:06Z-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-02T10:51:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectIndisciplina escolarpt_BR
dc.subjectAluno indisciplinadopt_BR
dc.subjectRelação professor - alunopt_BR
dc.subjectIndisciplina em sala de aulapt_BR
dc.subjectSchool indisciplinept_BR
dc.subjectUndisciplined studentpt_BR
dc.subjectTeacher - student relationshippt_BR
dc.subjectIndiscipline in the classroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACIEL, Renata de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIndiscipline at school: limits or freedoms.pt_BR
dc.identifier.citationMACIEL, Renata de Sousa. Indisciplina na escola: limites ou liberdades. 2009. 49f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
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RENATA DE SOUSA MACIEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfRenata de Sousa Maciel. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.49 MBAdobe PDFView/Open


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