Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, W. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5971615091818379pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Edinaura Almeira de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de monografia intitulado de Educação Lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino-aprendizagem, volta-se a analise das concepções dos docentes e discentes acerca da pratica dos jogos pedagógicos efetivada em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, realizou-se observações sistematizadas em sala de aula, bem como a aplicação de questionários direcionados a educadores e educandos, no sentido de apreender os significados constituídos pelos mesmos quanto ao uso de jogos numa perspectiva de potencializador do ensino-aprendizagem. Analisando-se os dados obtidos e considerando-se, ainda, a pratica pedagógica implementada em sala de aula, pode-se inferir que a concepção de ensino, para ambas as categorias, em relação a pratica do jogo ainda esta em certa medida relacionada a uma compreensão mais de diversão, brincadeiras, em detrimento de seu uso como elemento de promoção da aprendizagem escolar. A ideia de uma educação pautada nos princípios de uma Educação Lúdica, aqui representada através dos jogos, apresenta-se com mais veemência no discurso de educadores e educandos. Na pratica, essa teoria nao efetiva-se completamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO lúdico como prática de aprendizagem na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13116-
dc.date.accessioned2020-07-02T12:25:49Z-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-02T12:25:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducational Psychologypt_BR
dc.subjectEducation of childrenpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Wiviane Andrade da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlay as a learning practice in early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Wiviane Andrade da. O lúdico como prática de aprendizagem na educação infantil. 2009. 130f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WIVIANE ANDRADE DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfWiviane Andrade da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009.3.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.