Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, M. J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como tema: "o aprendizado da leitura", devido ser um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas, professores e alunos, persistindo assim cotidianamente em sala de aula. O mesmo torna-se de grande importância, partindo da constatação de que a aprendizagem começa muito cedo na vida das crianças e só torna-se mais evidente no ensino formal. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as dificuldades de aprendizagem de leitura no cotidiano escolar, e como objetivos específicos: identificar os tipos de dificuldades de leitura pelos alunos em sala de aula, observar em quais conteúdos e disciplinas os alunos tem mais dificuldades de usar a leitura e analisar a metodologia do professor em sala de aula. As metodologias utilizadas durante a pesquisa foram o estudo de caso, observações e questionários aplicados com os gestores, professores e alunos da E. E. E. I . F. M. "João da Mata". O trabalho esta dividido em três capítulos. No primeiro capitulo começamos fazendo um resgate histórico da leitura na sociedade, bem como, abordando diversos conceitos de leitura, e de alfabetização e letramento. Já no segundo capitulo falamos das dificuldades de aprendizagem de leitura, definindo assim os fatores e causas que dificultam o aprendizado da leitura, falamos também um pouco do papel da escola e do professor, bem como, a sua formação no ensino da leitura. No ultimo capitulo apresentaremos o percurso metodológico e a analise dos dados dos questionários dos gestores, professores e alunos e a analise do estagio. E por fim estão as considerações finais, referencias bibliográficas e anexos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13117-
dc.date.accessioned2020-07-02T12:43:32Z-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-02T12:43:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitura - dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura - metodologia de ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading - learning difficultiespt_BR
dc.subjectReading - teaching methodologypt_BR
dc.subjectLiteracy and literacypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Magna Janicleide Freires de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning to read: a major challenge in everyday school life.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Magna Janicleide Freires de. O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar. 2009. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAGNA JANICLEIDE FREIRES DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfMagna Janicleide Freires de Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2009.2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.