Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13121
Title: | Educação lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino - aprendizagem. |
Other Titles: | Playful education: visualizing and understanding the game as a potential element of teaching - learning. |
???metadata.dc.creator???: | ALMEIDA, Wigna Nibegna Assis de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Jogos e brincadeiras;Educação lúdica;Jogos pedagógicos;Jogos em sala de aula;Games and games;Playful education;Educational games;Classroom games |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALMEIDA, Wigna Nibegna Assis de. Educação lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino - aprendizagem. 2009. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho de monografia intitulado de Educação Lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino-aprendizagem, volta-se a analise das concepções dos docentes e discentes acerca da pratica dos jogos pedagógicos efetivada em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, realizou-se observações sistematizadas em sala de aula, bem como a aplicação de questionários direcionados a educadores e educandos, no sentido de apreender os significados constituídos pelos mesmos quanto ao uso de jogos numa perspectiva de potencializador do ensino-aprendizagem. Analisando-se os dados obtidos e considerando-se, ainda, a pratica pedagógica implementada em sala de aula, pode-se inferir que a concepção de ensino, para ambas as categorias, em relação a pratica do jogo ainda esta em certa medida relacionada a uma compreensão mais de diversão, brincadeiras, em detrimento de seu uso como elemento de promoção da aprendizagem escolar. A ideia de uma educação pautada nos princípios de uma Educação Lúdica, aqui representada através dos jogos, apresenta-se com mais veemência no discurso de educadores e educandos. Na pratica, essa teoria não efetiva-se completamente. |
Keywords: | Jogos e brincadeiras Educação lúdica Jogos pedagógicos Jogos em sala de aula Games and games Playful education Educational games Classroom games |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13121 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WIGNA NIBEGNA ASSIS DE ALMEIDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Wigna Nibegna Assis de Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 3.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.