Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13121
Title: Educação lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino - aprendizagem.
Other Titles: Playful education: visualizing and understanding the game as a potential element of teaching - learning.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Wigna Nibegna Assis de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Jogos e brincadeiras;Educação lúdica;Jogos pedagógicos;Jogos em sala de aula;Games and games;Playful education;Educational games;Classroom games
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Wigna Nibegna Assis de. Educação lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino - aprendizagem. 2009. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de monografia intitulado de Educação Lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino-aprendizagem, volta-se a analise das concepções dos docentes e discentes acerca da pratica dos jogos pedagógicos efetivada em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, realizou-se observações sistematizadas em sala de aula, bem como a aplicação de questionários direcionados a educadores e educandos, no sentido de apreender os significados constituídos pelos mesmos quanto ao uso de jogos numa perspectiva de potencializador do ensino-aprendizagem. Analisando-se os dados obtidos e considerando-se, ainda, a pratica pedagógica implementada em sala de aula, pode-se inferir que a concepção de ensino, para ambas as categorias, em relação a pratica do jogo ainda esta em certa medida relacionada a uma compreensão mais de diversão, brincadeiras, em detrimento de seu uso como elemento de promoção da aprendizagem escolar. A ideia de uma educação pautada nos princípios de uma Educação Lúdica, aqui representada através dos jogos, apresenta-se com mais veemência no discurso de educadores e educandos. Na pratica, essa teoria não efetiva-se completamente.
Keywords: Jogos e brincadeiras
Educação lúdica
Jogos pedagógicos
Jogos em sala de aula
Games and games
Playful education
Educational games
Classroom games
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13121
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WIGNA NIBEGNA ASSIS DE ALMEIDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfWigna Nibegna Assis de Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 3.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.