Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13121
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, W. N. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2496155427801550pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de monografia intitulado de Educação Lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino-aprendizagem, volta-se a analise das concepções dos docentes e discentes acerca da pratica dos jogos pedagógicos efetivada em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, realizou-se observações sistematizadas em sala de aula, bem como a aplicação de questionários direcionados a educadores e educandos, no sentido de apreender os significados constituídos pelos mesmos quanto ao uso de jogos numa perspectiva de potencializador do ensino-aprendizagem. Analisando-se os dados obtidos e considerando-se, ainda, a pratica pedagógica implementada em sala de aula, pode-se inferir que a concepção de ensino, para ambas as categorias, em relação a pratica do jogo ainda esta em certa medida relacionada a uma compreensão mais de diversão, brincadeiras, em detrimento de seu uso como elemento de promoção da aprendizagem escolar. A ideia de uma educação pautada nos princípios de uma Educação Lúdica, aqui representada através dos jogos, apresenta-se com mais veemência no discurso de educadores e educandos. Na pratica, essa teoria não efetiva-se completamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino - aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13121-
dc.date.accessioned2020-07-02T13:26:50Z-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-02T13:26:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectJogos em sala de aulapt_BR
dc.subjectGames and gamespt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectClassroom gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Wigna Nibegna Assis de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlayful education: visualizing and understanding the game as a potential element of teaching - learning.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Wigna Nibegna Assis de. Educação lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino - aprendizagem. 2009. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WIGNA NIBEGNA ASSIS DE ALMEIDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfWigna Nibegna Assis de Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 3.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.