Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13123
Title: A importância das práticas lúdicas no cotidiano escolar.
Other Titles: The importance of playful practices in school daily life.
???metadata.dc.creator???: FIGUEIREDO, Leidyane Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Jogos e brincadeiras;Educação lúdica;Ludicidade;Construção do comportamento;Aprendizagem através de jogos;Games and games;Playful education;Playfulness;Construction of behavior;Learning through games
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIGUEIREDO, Leidyane Maria de. A importância das práticas lúdicas no cotidiano escolar. 2009. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho que tem como titulo "A importância das atividades lúdicas no cotidiano escolar" apresenta algumas características pertinentes a ação lúdica envolvida no âmbito educacional e como a brincadeira configura-se num espaço aberto para a afetividade, para as aprendizagens e principalmente para a construção do conhecimento. O lúdico e abordado como um leque de possibilidades para representação reflexiva sobre o outro, alem de permitir o aperfeiçoamento de potencialidades individuais e do coletivo, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem, do cognitivo do afetivo e do psicomotor. Neste trabalho são apresentadas ideias e teorias de como incorporar a ludicidade nas salas de aula com objetivos claros e condizentes com que os teóricos compreendem e como envolver a aprendizagem e a ludicidade das crianças promovidas por atividades planejadas e organizadas por um projeto coerente e educativo. Enfim, o processo de construção de conhecimento e muito amplo, mas a colaboração entre o lúdico e as aprendizagens ajudam nas questões da formação do sujeito reflexivo e ativo na realização de diversas atividades exigidas em sala de aula e especificamente, em torno do ato de brincar, como instrumento de possibilidades e desenvolvimento de habilidades e saberes.
Keywords: Jogos e brincadeiras
Educação lúdica
Ludicidade
Construção do comportamento
Aprendizagem através de jogos
Games and games
Playful education
Playfulness
Construction of behavior
Learning through games
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13123
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEIDYANE MARIA DE FIGUEIREDO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfLeidyane Maria de Figueiredo. Monografia Pedagogia. CFP 20094.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.