Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALEXANDRE, L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Idelsuite de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5231433017552287pt_BR
dc.description.resumoA leitura possibilita o acesso ao mundo do conhecimento letrado e permite adquirir saberes necessários para a vida em sociedade. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre leitura realizada com alunos do 5° ano do Ensino fundamental. Teve como objetivo identificar como os alunos analisam seu desenvolvimento no processo de ler textos e como compreendem as praticas de leitura na escola. Para a realização da pesquisa, de caráter qualitativo, foi utilizado como instrumentos de coleta de dados o questionário com questões objetivas e subjetivas. A analise das informações foi feita com base nos estudos de Kleiman (1999), Cagliari (1995), Martins (1994), entre outros. Os resultados indicam que mesmo a leitura sendo uma necessidade humana e social os alunos consideram que leem pouco e a fazem apenas quando o texto e curto e fácil. Consideram a leitura como algo que precisa ser melhorada e que a realizam apenas quando e para responder as atividades da escola. Conclui-se que os alunos tem uma visão limitada da leitura entendendo-a como decifração de palavras e que e realizada para cumprir uma obrigação escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleSer leitor: a visão dos alunos 5º ano.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13128-
dc.date.accessioned2020-07-02T15:00:20Z-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-02T15:00:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscola- prática de leiturapt_BR
dc.subjectAtividades escolarespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectSchool - reading practicept_BR
dc.subjectSchool activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALEXANDRE, Lucineide Maciel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBeing a reader: the view of 5th grade students.pt_BR
dc.identifier.citationALEXANDRE, Lucineide Maciel. Ser leitor: a visão dos alunos 5º ano. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCINEIDE MACIEL ALEXANDRE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfLucineide Maciel Alexandre. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.