Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13131
Title: Saúde do homem: hábitos e práticas masculinas no cotidiano dos serviços de saúde.
Other Titles: Men's health: male habits and practices in daily health services.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Fátima Rosângela da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREIRE, Roberta Henriques de Miranda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Welington Bezerra de.
Keywords: Saúde do homem;Serviço de saúde;Acesso e avaliação;Men's Health;Health Service;Access and evaluation
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Fátima Rosângela da Silva. Saúde do homem: hábitos e práticas masculinas no cotidiano dos serviços de saúde.. 2010. 63f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Estudos constatam que os homens, em geral, padecem mais de condições severas e crônicas de saúde do que as mulheres e também morrem mais do que elas nas principais causas de morte. A política nacional de saúde do homem traz uma nova concepção de assistência para o grupo masculino, e deve ser inserida na Estratégia de Saúde da Família, que além de ter um caráter de assistência universal tem o potencial de estimular a organização comunitária e a autonomia do homem, visando aumentar a participação dos sujeitos e da coletividade na modificação dos determinantes do processo saúde-doenças, no entanto homens não se reconhecem como alvo do atendimento de programas de saúde, devido as ações preventivas se dirigir em quase que exclusivamente para mulheres. Trata-se de um estudo exploratório, de campo, com abordagem quantitativa, realizada no município de Cajazeiras, com homens abordados na área de abrangência de uma determinada Unidade Básica de Saúde, Na faixa etária dos 18 aos 65 anos de idade não importando se estes eram usuários dos serviços de saúde públicos ou privados, que teve como objetivos investigar os determinantes que influenciam os homens na adesão aos serviços de saúde; analisar o comportamento masculino diante do processo saúde-doença, bem como descobrir as causas da pouca procura aos serviços de saúde pela população masculina. Os resultados demonstraram que 64% dos homens procuram ajuda medica apenas diante de situações críticas, apesar de 99% afirmarem que homens devem se cuidar tanto quanto mulheres porque estão igualmente susceptíveis a doenças, não buscam ações não ha necessidade, e escolhem como serviços de saúde o hospital ( 57,3%) pela rapidez e facilidade de acesso. Avaliam o serviço de saúde como 66% precisarem ser adequados a saúde do homem, pois não atendem as suas reais necessidades. Apresentam como principais causas de adoecimento as doenças infecciosas com 46,9%, 24,1% para as respiratórias e como serviços ofertados que os levariam a buscar mais as instituições de saúde foi elencado 39,4% para campanhas de conscientização, 20,4% para profissionais mais qualificados, e 15,5 % para melhoria na qualidade dos serviços. Diante dos resultados evidencia-se a necessidade de serviços mais estruturados para atender a população masculina que ofereça um espaço adequado para suprir suas necessidades em saúde, reorganização na estrutura de atendimento, investimento na qualificação dos profissionais, e intensificação nas atividades educativas e preventivas, desta forma o homem passaria a ver com outro olhar esses serviços e com certeza, a busca-los mais.
Abstract: Studies find that men, in general, suffer more from severe and chronic health conditions than women and also die more than them in the main causes of death. The national men's health policy brings a new conception of assistance for the male group, and should be inserted in the Family Health Strategy, which in addition to having a universal assistance character has the potential to stimulate community organization and the autonomy of the men, aiming to increase the participation of the subjects and the community in the modification of the determinants of the health-disease process, however men are not recognized as the target of the attendance of health programs, due to the preventive actions directed almost exclusively to women. This is an exploratory, field study, with a quantitative approach, carried out in the municipality of Cajazeiras, with men approached in the area covered by a certain Basic Health Unit, in the age group from 18 to 65 years of age, regardless of whether these they were users of public or private health services, which aimed to investigate the determinants that influence men in adhering to health services; analyze male behavior in the face of the health-disease process, as well as discover the causes of the low demand for health services by the male population. Os resultados demonstraram que 64% dos homens procuram ajuda medica apenas diante de situações críticas, apesar de 99% afirmarem que homens devem se cuidar tanto quanto mulheres porque estão igualmente susceptíveis a doenças, não buscam ações não ha necessidade, e escolhem como serviços de saúde o hospital ( 57,3%) pela rapidez e facilidade de acesso. Avaliam o serviço de saúde como 66% precisarem ser adequados a saúde do homem, pois não atendem as suas reais necessidades. Apresentam como principais causas de adoecimento as doenças infecciosas com 46,9%, 24,1% para as respiratórias e como serviços ofertados que os levariam a buscar mais as instituições de saúde foi elencado 39,4% para campanhas de conscientização, 20,4% para profissionais mais qualificados, e 15,5 % para melhoria na qualidade dos serviços. Diante dos resultados evidencia-se a necessidade de serviços mais estruturados para atender a população masculina que ofereça um espaço adequado para suprir suas necessidades em saúde, reorganização na estrutura de atendimento, investimento na qualificação dos profissionais, e intensificação nas atividades educativas e preventivas, desta forma o homem passaria a ver com outro olhar esses serviços e com certeza, a busca-los mais.
Keywords: Saúde do homem
Serviço de saúde
Acesso e avaliação
Men's Health
Health Service
Access and evaluation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13131
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FÁTIMA ROSÂNGELA DA SILVA DIAS. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2010.pdfFátima Rosângela da Silva Dias. Monografia Enfermagem. CFP 2010.11.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.