Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSENA, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoEste conteúdo intitulando de leitura como o processo de formação de cidadania e o resultado de estudo de caso, com objetivo de construir para a leitura, focando o aspecto de aprendizagem do educando seja informado para o exercício da cidadania. Para desenvolvemos esse trabalho partiu dos pressupostos que e a leitura deve ser uma das atividades prioritárias neste processo de formação. O convívio com esse pressuposto e a leitura, levou a investigas e melhor compreender essa realidade de cada educando. Neste sentido iniciamos as seguintes mentes: observar os mesmo nas atividades de leitura, analisando suas dificuldades de leitura, suas criatividade de expressão, e de escrita. O colete dos dados foi realizado, a partir de aplicação de questionário, como educadores e educando, como também observando as atividades desenvolvidas em sala de aula aplicadas para os educando. Portanto, vale relembrar que, ao vir a escola, o educando já tem conhecimentos práticos sobre a língua que utiliza em suas interações cotidianas. E assim que cada criança vai construindo uma teia de relação entre o que já foi aprendido, o conteúdo de aprendizagem e a própria realidade, descobrindo no decorrer do dia-a-dia o sentido do aprender mais, e que posse entendido a escrita e da leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA leitura como processo de formação da cidadania nos anos iniciais.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13133-
dc.date.accessioned2020-07-02T16:12:19Z-
dc.date.available2020-07-02-
dc.date.available2020-07-02T16:12:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação da cidadaniapt_BR
dc.subjectAtividades de leiturapt_BR
dc.subjectCompreensão de leiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectFormation of citizenshippt_BR
dc.subjectReading activitiespt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSENA, Marizete Moreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading as a process of citizenship formation in the early years.pt_BR
dc.identifier.citationSENA, Marizete Moreira de. A leitura como processo de formação da cidadania nos anos iniciais. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIZETE MOREIRA DE SENA . MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfMarizete Moreira de Sena. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.